Se você é advogado já deve ter percebido que existem vários escritórios e empresas jurídicas que dedicam boa parte de seus orçamentos de marketing para estratégias digitais.
A revolução digital é uma realidade e se estende de forma ampla em todos os sentidos e se aplica em todos os nichos de mercado.
Você pode estar pensando que todo esse movimento em redes sociais, blogs e estratégias de e-mail marketing não se aplicam ao ramo jurídico mas podemos afirmar com toda a segurança que você está enganado.
Mesmo que você argumente que o Ramo Jurídico tem várias restrições impostas pelo CED (Código de Ética e Disciplina da OAB), o que é verdade, lembre-se de que ele não limita de forma alguma a divulgação de conteúdos de caráter informativo e educativo.
Entenda que uma das estratégias de Marketing Digital mais eficientes é justamente o Marketing de Conteúdo. No Marketing de Conteúdo são utilizadas ferramentas como o blog, as redes sociais e o e-mail com o objetivo de escalar a autoridade das marcas, tornando-se referência no mercado onde atuam, como também oferecendo soluções e respostas para as dúvidas para aqueles que estão em busca de soluções.
Nessa linha as empresas do ramo jurídico se encaixam perfeitamente já que têm um público cativo ávido por respostas para as suas dores que está o tempo todo em busca de respostas.
Perceba o imenso universo de oportunidades que se abre nesse sentido. Seu escritório poderá ter um blog jurídico voltado para o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao seu ramo jurídico e cativar seu público criando uma audiência extremamente fiel que certamente irá lembrar em primeiro lugar do seu escritório ao invés do concorrente que tem apenas um site corporativo.
Além do blog, as redes sociais poderão ser uma importante ferramenta de apoio no sentido de aproximar ainda mais seu negócio de públicos em potencial, além de vitais na construção de sua autoridade de marca, o que para o ramo jurídico é importantíssimo.
Nas redes sociais além de perfis e fanpages, sua marca pode criar grupos de discussão com o objetivo de captar as dúvidas mais frequentes de sua audiência.
Mais do que isso, depois de captar os dados de seus novos usuários, você poderá disparar e-mails para a sua base com os artigos recentemente publicados em seu blog, envolvendo sua audiência e criando um relacionamento de confiança com seu público.
Veja que todas as técnicas de Marketing Digital que mencionamos não ferem o código de ética da categoria e se configuram como estratégias extremamente eficientes e de alta performance no Ambiente Digital.
Quando nossa agência identificou essa lacuna no mercado procuramos imediatamente buscar conhecimento na área e hoje temos alguns profissionais certificados especificamente em Marketing Jurídico Digital.
Estamos aplicando com sucesso em alguns clientes do ramo as estratégias que mencionamos sem ferir o código de ética e conquistando resultados extremamente expressivos tanto no que se refere ao aumento de autoridade, quanto aos aspectos ligados efetivamente a captação de clientes.
Lembre-se que a maior dificuldade que os advogados encontram é a de consolidar-se no mercado. Começo é sempre muito difícil para o ramo jurídico, isto é, geralmente é necessário um grande esforço e uma demanda de tempo muito grande até que o negócio se consolide.
Muitos já estão atentos para o poder do Marketing Jurídico no Ambiente Digital e começam a colher os frutos de suas estratégias.
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()