Site, Blog, Loja Virtual. Qual o melhor Projeto para a sua Marca?

Existem muitas maneiras de marcar Presença na internet, e um site é apenas uma delas. Outros tipos de Presença na Web incluem canais de Mídia Sociais e Sites que permitem aos clientes avaliar seu negócio.

Website:

Antes de começar a criar um site, verifique se você compreende o que é fornecido pelos diferentes tipos de Presença na Web, além dos custos e benefícios associados a cada tipo.

Das inúmeras vantagens para sua Marca ter um WEBSITE podemos destacar:

  • Autoridade para a sua marca;
  • Reconhecimento;
  • Relacionamento com o seu público;
  • Divulgação de produtos ou serviços;
  • Conhecimento;
  • Mensuração de ideias, campanhas e resultados.

A criação de seu website será o primeiro passo da Jornada Digital de sua Marca e este é um dos motivos para que você se cerque de cuidados na hora de criá-lo.

É necessário um bom planejamento desde o momento da escolha do nome para o seu domínio até o momento de postar as publicações e divulgar seu conteúdo.

A seguir veremos os passos necessários para colocar seu projeto no ar de forma estruturada e segura.

Sugerimos que enquanto você lê este material aproveite para fazer anotações visando planejar o seu projeto e projetando cada passo para a sua realidade, adaptando o conteúdo ao seu nicho de mercado e ramo de atividade.

Nome do Domínio:

O endereço web do seu site será o nome do seu domínio. A escolha do nome do seu domínio precisa ser criteriosa e cuidadosa, afinal será através deste nome/endereço que seu público irá encontrá-lo.

Leve em consideração seu ramo de atividade e o conteúdo que será disponibilizado em seu site. Seu nome de domínio será uma das primeiras informações que as pessoas terão sobre seu site. Utilize um nome curto, simples e fácil de lembrar e, se possível, que ele possa ser abrangente e adaptável caso você decida mudar o rumo ou o objetivo do seu projeto futuramente.

Segundo o Google ele deve ter três características: Ser Descritivo, Fácil de Lembrar e Adaptável.

Registro o Domínio:

No Brasil a entidade que regula o registro de domínios do tipo PONTOBR. é o registro (www.registro.br).

No site da entidade é possível efetuar o registro de domínios com vários sufixos:“.com.br”,“.org.br”, “.adv.br”,” .arg.br” e etc... Cada uma dessas terminações teoricamente serve para designar a atividade fim de cada site.

Os domínios do tipo “.com” são mais comumente utilizados por definirem atividades comerciais. No site da entidade você deverá fazer um cadastro e receberá um “ID” que o identificará e ficará vinculado aos domínios que você registrar.

No ato do registro de seu domínio você deverá optar pelo tempo que deseja registrá-lo e pela forma de pagamento. O valor da anuidade hoje está em torno de R$40,00.

É possível optar por registros do tipo “.com” sem a terminação “BR”. Nesse caso você deve procurar outros REGISTRADORES de domínio com vínculo internacional.

Hospedagem de Domínios

Hospedagem:

Escolha um PROVEDOR DE HOSPEDAGEM de Domínios

Existe uma grande quantidade de empresas de hospedagem de domínios.

A sua escolha deverá levar em consideração não somente os valores cobrados mas também o tempo de atividade, Largura de Banda, Segurança, Suporte, Facilidade de Utilização e a quantidade dos Recursos e Serviços que o provedor disponibiliza.

A hospedagem, de forma genérica, nada mais é do que o local ou espaço que uma empresa oferece na internet onde os arquivos, textos, imagens, vídeos, arquivos pdf e etc do seu site irão ficar armazenados e expostos aos seus visitantes de forma aparente ou não.

Basicamente os serviços e recursos oferecidos pelos provedores são iguais com leves diferenças. Os valores são muito variáveis e é exatamente ai que reside o problema. Contratar serviços de hospedagem baratos pode se mostrar um problema a longo prazo.

Você pode pagar por valores mensais de R$14,90 ou R$19,90. Isso parece bem interessante a princípio, não é verdade?

Ocorre que se você pretende ter um projeto que atraia clientes e ofereça resultados obviamente vai precisar de acessos, e o cálculo é simples:

Mais acessos, mais recursos. Mais recursos, mais valor.

Outro aspecto preocupante é que normalmente empresas de hospedagem que operam com pequenos valores de pacotes básicos oferecem um serviço de suporte bem limitado e impessoal e, acredite, problemas sempre acontecem e você certamente precisará recorrer ao suporte para contornar alguma situação indesejável.

Nossa dica é optar por empresas com tempo de marcado que ofereçam um suporte mais pessoal, ou seja, empresas de porte médio que tenham tempo de mercado, experiência comprovada e equipe de suporte capacitada para passar as orientações necessárias sempre que acionadas.

Faça uma pesquisa detalhada e criteriosa antes de tomar a decisão final.

Desenvolvimento:

Site, Blog, Loja Virtual

Existem formatos próprios e específicos de sites para cada objetivo.

Logicamente se sua Marca tem produtos que comercializa, uma boa opção seria uma loja virtual.

Lojas virtuais costumavam ser muito caras por vários motivos:
Integração com meios de Pagamento:
  • Cartões de Crédito
  • Emissão de Boletos Bancários
Integração com CRMs
  • Controle de Estoque
  • Vendas
Entrega dos Produtos
  • Correios
  • Transportadoras

Todas essas rotinas envolvem uma programação complexa.

Tudo isso acabava inviabilizando projetos de empresas de pequeno porte em virtude do alto custo do Projeto.

Felizmente as coisas evoluíram no ambiente digital e hoje existem empresas dedicadas exclusivamente a esse nicho de marcado onde Marcas podem escolher planos em portais que oferecem todos esses serviços de integração com preços bem atrativos e algumas com planos gratuitos, inclusive.

A grande vantagem nesse caso é que, se sua Marca está ingressando no mercado mas possui um produto interessante, exclusivo e inovador pode fazer um cadastro começando com um plano bem em conta ou até gratuito em alguns casos e, a medida que as vendas vão crescendo optar pela migração para planos com mais recursos e consequentemente com valor mais alto.

Tecnicamente em qualquer desses casos você pode escolher a aparência de sua loja, cores e etc... existe uma área administrativa onde você irá configurar textos, imagens, preços, frete, enfim, tudo que for necessário para vender seus produtos online de forma profissional sem perder em nada para grandes corporações.

Websites corporativos são projetos web planejados normalmente para divulgar produtos ou serviços de uma empresa de forma corporativa e institucional.

Normalmente todos eles possuem características comuns como por exemplo ter uma seção para divulgar missão, visão, valores e objetivos de uma empresa.

Existem sites corporativos(exclusivamente) bem estruturados, otimizados em SEO, responsivos, ou seja, excelentes trabalhos.

Ocorre que sites exclusivamente corporativos não costumam engajar muito bem, ou seja, além das informações da empresa, as opções que oferecem, seus produtos ou serviços não costumam ter conteúdos que atraiam mais visitantes e oportunizem um relacionamento eficaz e produtivo entre empresa e clientes.

Mas como resolver esse problema, afinal seu objetivo de estar na web é captar mais clientes para o seu negócio. A resposta é ter uma seção de blog em seu site corporativo.

O Marketing de Conteúdo é justamente a técnica que oportuniza esse relacionamento. Os Mecanismos de busca priorizam sites com atualizações constantes, conteúdos ricos e originais. Muitas empresas já estão atentas para esse recurso e trabalhando nesse sentido para obter mais acessos e melhores posicionamentos nos mecanismos de busca.

Com atualizações de conteúdo constantes você poderá fazer com que seu site atraia seu cliente ideal produzindo conteúdos e materiais ricos voltados para ele.

Mais adiante nesse guia abordaremos esse tema e você verá como isso pode ser feito de maneira efetiva trazendo retorno certo para a sua Marca.

Apesar de existirem formatos diferentes de sites para diferentes objetivos de marca, existem características comuns que qualquer projeto deve ter se tiver o objetivo de ter sucesso.

Alguns desses aspectos são fundamentais:

Responsividade: ser adaptável a diferentes tamanhos de tela (PCs, Notebooks, Tablets, Celulares). Esse aspecto oferece uma melhor experiência para seus visitantes e em consequência é valorizado pelos mecanismos de busca.

Otimização: vamos falar muito desse aspecto pois ele terá importância em várias fases do seu projeto. Essa técnica envolve uma série de configurações em seu site para atrair o vistante certo para a sua página.

Pesquisa de palavras-chave: é umas etapas de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para os mecanismos de busca) irão permear cada fase do seu Projeto.

Seus clientes irão pesquisar nos mecanismos de busca e seu objetivo será que eles encontrem a sua marca.

Otimização de palavras-chave: é necessário estar constantemente atualizado sobre as atualizações dos Mecanismos de Busca (Google,Yahoo, Bing, etc...).

Você deverá pesquisar e encontrar as palavras-chave alinhadas com sua Marca que oferecerão a chegada de mais visitantes ao seus site.

Escaneabilidade:

Esse é outro aspecto extremamente valorizado pelos mecanismos de busca e ele consiste na organização hierárquica dos menus priorizando itens de maior importância e oferecendo uma melhor experiência de navegação.

Esses são apenas alguns dos itens que os mecanismos consideram na hora de indexar os sites na internet.

Quais são as opções técnicas para desenvolver seu Projeto?

Existem hoje várias tecnologias criadas para facilitar o desenvolvimento de um site, loja ou blog, cada vez mais fáceis de usar e oferecendo a cada dia um resultado melhor.

Cada grande empresa de hospedagem tem sua própria ferramenta que chamam de “construtor de sites”. Algumas delas bem intuitivas e com bons resultados finais, como já dissemos.

Existem ainda os CMS’s (content management systems), ou gerenciadores de conteúdo, ferramentas de código aberto onde você encontra Templates (modelos) prontos sendo necessário somente fazer algumas alterações para adaptar a Identidade Visual de sua Marca.

E aqui estamos falando de qualquer tipo de Projeto: lojas virtuais, sites corporativos e blogs. Existem hoje uma infinidade de boas opções.

Algumas delas se adaptam perfeitamente a qualquer objetivo e em nada deixam a desejar a Projetos exclusivos, “programados do zero”.

Sim, concordamos que é tentador fazer tudo sozinho, mas lembre-se que os programadores desenvolvedores de projetos para web dominam técnicas que farão toda a diferença em vários quesitos:

Vamos apresentar algumas opções sem qualquer julgamento em particular, porém você deve imaginar que algumas delas são sim mais amigáveis, outras nem tanto. O que certamente é ponto comum entre elas é que se você desejar obter mais performance e resultados certamente terá que recorrer a ajuda de um profissional da área.

Provedores que oferecem Construtores de sites:

Gerenciadores de Conteúdo (CMS):

  • Wordpress: O mais utilizado CMS. Simples de administrar e com uma infinidade de plugins para instalação. Requer pouco conhecimento em programação.
  • Joomla: Oferece maior flexibilidade quando são necessárias alterações de maior complexidade porém requer um pouco mais de conhecimento técnico.
  • Drupal: É o CMS mais robusto e permite produzir projetos mais elaborados porém, dentre todos, é o que mais necessita de conhecimento técnico em programação para operá-lo.

Plataformas para Gerenciamento de Lojas Virtuais:

  • Loja Integrada (plataforma)
  • VTex (plataforma)
  • Woocommerce: plugin integrado ao wordpress para criação de lojas
  • VirtueMart: componente do Joomla para lojas virtuais. O pacote completo contempla plugins, módulos e etc...
  • Magento: CMS específico para lojas virtuais completo e gratuito
  • Tray (plataforma)
  • CiaShop (plataforma)...

Esses são apenas alguns exemplos em um post de nosso blog relacionamos 33 possibilidades.

Website no Ar

Agora é hora de gerar acessos e começar o relacionamento com sua audiência. Recomendamos que qualquer tipo de Projeto tenha uma cessão de Blog. Os Posts de Blog serão responsáveis por gerar engajamento com seu público.

Você deve pensar: “Eu tenho uma loja, não faz sentido ter um Blog.”

Faz todo o sentido e fará com que seus clientes se tornem ainda mais fiéis aos seus produtos. Você poderá produzir conteúdos falando sobre as vantagens e características de seus produtos e essa prática sendo bem planejada atrairá tráfego para a sua loja.

Como medir os acessos do seu site, blog, ou loja virtual?

Existem muitas ferramentas que você pode utilizar para mensurar seus resultados de tráfego, visitantes, etc... Sem dúvida a mais utilizada é o Google Analytics.

Fazendo um cadastro no Analytics você receberá um código de monitoramento gerado pela ferramenta que irá lhe fornecer relatórios detalhados sobre:

  • Usuários;
  • Sessões;
  • Taxa de Rejeição;
  • Duração da Sessão;
  • Relatórios Geográficos;
  • Comportamentos;

A Ferramenta é extremamente completa e com ela você poderá acompanhar o progresso de cada etapa da sua Jornada Digital.

 

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