6 Motivos que a sua Marca usa para NÃO fazer Marketing Digital

Você já deve ter notado que uma enorme quantidade de empresas tem destinado suas verbas de Marketing a estratégias on-line. Marketing de Conteúdo, SEO, Links Patrocinados, Estratégias em Redes Sociais vem se tornando termos recorrentes quando tratamos de divulgar produtos e serviços. É cada vez mais comum que as Marcas venham abandonando ou destinando percentuais de suas verbas de Marketing cada vez menores para estratégias de divulgação off-line, e em contra partida, cada vez maiores para Projetos de Marketing para Web.

O Ambiente Digital é, por natureza, extremamente democrático, isto é, o mesmo Lead que está seguindo uma grande corporação pode estar seguindo uma Marca recentemente criada, isto significa que ele pode ter tanto interesse pela sua solução quanto pela solução da grande empresa.

Transformação Digital - Analisando cada Etapa

Mas quais as razões para investir em estratégias de Marketing Digital?

  • Investimento Reduzido;
  • Competitividade de Mercado – “estrar onde seu concorrente está”;
  • Visibilidade – “estar onde seu cliente está”;
  • Capacidade de Mensuração – poder saber com segurança quais as estratégias estão entregando melhores resultados através de métricas exatas;
  • Retenção de Clientes – relacionamento frequente com seu público;
  • Fidelização de Clientes;
  • Autoridade de Marca...

Em outros artigos já traçamos um comparativo entre antigas estratégias de divulgação como: comerciais em rádio e tv, outdoors, e etc... e estratégias on-line como: Inbound Marketing, o marketing de atração.

Já falamos que o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visam atrair nichos e clientes em potencial oferecendo a solução que a sua Marca trabalha e guiando os clientes através de sua Jornada de Compra.

Outra grande diferença é que em estratégias de Inbound Marketing, o cliente é quem procura sua solução, seja ela produto ou serviço, isto significa que não é uma estratégia invasiva.

Em que pesem todas essas vantagens já mencionadas, ainda assim muitas Marcas sentem-se inseguras e demoram muito tempo em sua tomada de decisão por iniciar uma estratégia de Marketing Digital. Isso é natural, já que, para alguns, são estratégias relativamente novas.

Outro fator de insegurança para as Marcas é a identificação de quais estratégias adotar e qual tipo de Agência deve ser contratada, o que também é natural, já que existem muitas empresas oferecendo esses serviços.

Algumas empresas de Marketing Digital são especializadas em Marketing de Conteúdo, outras oferecem Plataformas de Gerenciamento de toda a estratégia, ainda existem algumas que são especializadas somente em Consultoria e outras em Gestão de Mídias Sociais.

Todas essas opções costumeiramente criam uma certa confusão para quem pretende contratar. Esse é um dos motivos que nos faz sempre recomendar a contratação de uma Consultoria, num primeiro momento.

O consultor, ou a equipe, irão diagnosticar o projeto, num primeiro momento e assim, poderão entender melhor a performance de cada etapa, isto é, se há alguma estratégia em andamento, se ela está otimizada, se está entregando algum resultado.

O consultor deverá entregar um relatório informando onde estão os pontos de gargalo na estratégia, apontando um caminho a seguir objetivando otimizar cada etapa do processo.

Cada projeto possui suas características e pode ser otimizado em determinadas etapas ou, como é comum, em todas elas.

Finalizando, o consultor deverá dissipar as prováveis dúvidas sobre qual caminho seguir e apontar a melhor solução, tanto no que diz respeito ao investimento, quanto a estratégia.

Existem sim, casos em que a melhor solução é contratar mais de uma agência para administrar determinadas estratégias, porém existem outros em que somente uma agência que ofereça todos os serviços já será suficientemente apta a resolver os possíveis problemas existentes e dar sequência no Projeto oferecendo segurança, boa performance e investimento reduzido.

Depois que sua Marca analisou todos os prós e contras para finalmente pensar em se inserir no Ambiente Digital, contratou um consultor que apontou cada problema e ofereceu soluções, o que impede o início do Projeto?

Selecionamos os motivos mais comuns:

Marketing Digital - Analisando o Valor do Investimento

1 - É caro demais, meu orçamento está no limite;

Sua Marca investe em algum tipo de ação de Marketing?

Participa de eventos; produz materiais impressos; divulga em alguma revista da área; veicula algum comercial ou algo assim?

Nesse caso existe algum tipo de ação de Marketing em sua empresa e consequentemente algum valor investido.

De quanto estamos falando? Pense nisso.

Não estamos dizendo que você deva parar de investir em outras estratégias. O que você deve medir é o tamanho do resultado que suas estratégias estão entregando.

Muitas das empresas que temos contato destinam uma verba em seu orçamento para essas ações e nem sabem informar qual o resultado elas entregam. Infelizmente isso é comum.

Outra possibilidade é você ainda não ter nenhum tipo de orçamento para divulgação de sua Marca.

Nesse caso aconselhamos fortemente que você pense na possibilidade de estruturar um Projeto Digital de forma planejada, pensando em todas as etapas, traçando objetivos claros e metas.

Quanto ao valor do investimento de um Projeto Digital o que podemos afirmar com segurança é que ele entrega resultados satisfatórios tanto no que diz respeito a aquisição de autoridade para a sua marca quanto na captação efetiva de novos negócios e ainda na retenção de clientes. Isso tudo de forma mensurável, ou seja, você não ficará imaginando o que conquistou e sim terá relatórios detalhados de seus novos clientes, de sua origem, sexo, profissão e tudo que é possível medir em Inbound Marketing.

Marketing Digital - Tempo investido para ter Retorno

2 - Leva muito tempo para os resultados aparecerem;

Quanto a essa objeção, vamos ser claros. Sim, estratégias on-line de Presença Digital, não são investimentos com retorno a curto prazo. O Marketing de Digital, Marketing de Conteúdo, SEO, Presença em Redes Sociais, Links Patrocinados, E-Mail Marketing, todas essas ações de marketing e estratégias entregarão resultados efetivos a médio e longo prazo e isso tem que ficar claro na contratação.

Em contra partida, o que afirmamos com toda a segurança é que vale o investimento por serem estratégias exponenciais. Explicando melhor, depois de aplicadas a cada uma das etapas de forma planejada e estruturada sua Marca atinge um status de autoridade e passa a crescer de forma escalável no mercado conquistando novos clientes de forma recorrente e retendo os já adquiridos.

Marketing Digital - Dá Muito Trabalho

3 - Dá muito Trabalho;

Essa é outra objeção muito comum. Uma estratégia de Marketing Digital envolve muito trabalho, dedicação e esforço e é uma afirmação verdadeira.

Não é fácil empreender esforços em uma nova área que para muitos ainda é desconhecida. Para isso existem empresas confiáveis e bem estruturadas que poderão ser suas parceiras nesse projeto. Você precisará de uma boa pesquisa para identificar qual dessas Agências poderá contemplar melhor os objetivos que sua Marca pretende alcançar com o projeto.

Aconselhamos que você não se apresse na escolha. Avalie com calma se a Agência tem a preocupação de apresentar resultados, se entendeu de forma clara seus objetivos, se está de acordo com os prazos e metas para que sejam parceiros, estejam bem alinhados e que nada tenha ficado obscuro.

Marketing Digital - Envolve Muita Gente

4 - Envolve muita gente, vou ter que contratar;

Essa afirmação nem sempre é verdadeira.

Existem empresas que, por um motivo ou outro, decidem absorver alguma etapa do projeto e optam pela contratação de um profissional de determinada área para administrar o processo de maneira interna.

Não existe regra para isso. Em alguns casos essa medida funciona bem e o profissional se torna um aliado da Agência que cuida das outras etapas dentro da empresa.

É uma decisão que deve ser tomada levando em conta não somente o aspecto financeiro com os custos de uma contratação, como também os aspectos de produtividade e de maior controle de uma determinada etapa.

Temos como obrigação lembrar que, dependendo da etapa que você decida absorver internamente, será necessário a contratação de um profissional altamente qualificado.

Por exemplo: se você pretende absorver internamente a Produção de Conteúdo para o blog, você terá que contratar um profissional que tenha larga experiência em Marketing de Conteúdo, o que não significa somente que ele produzirá artigos falando sobre seus produtos, sua empresa ou seus serviços. Este profissional, além de escrever bem, deverá ter um vasto conhecimento em SEO (Search Engine Optimization) – otimização para os buscadores para entregar artigos que devem ranquear bem.

De qualquer forma, como já dissemos, em alguns casos, funciona bem e em outros acaba se tornando um custo a mais para o seu negócio.

Marketing Digital - Preciso Analisar com Calma sua Proposta

5 - Preciso analisar com mais calma;

Normalmente essa objeção se deve ao fato do pouco conhecimento a respeito das estratégias e, nesse caso, como em outros, recomendamos ouvir um Consultor de Marketing Digital. O consultor poderá lhe esclarecer os motivos da aplicação de cada estratégia em cada etapa, como elas serão medidas, a projeção de entrega de resultados e muitas outras dúvidas que são bem comuns.

Essa pausa para análise as vezes pode ser necessária. Em alguns casos não existe urgência. Lembre-se que sua Marca pode ainda não estar suficientemente madura para atingir determinados objetivos e isso é muito normal.

Aproveite esse momento para pesquisar e entender melhor as etapas de um Projeto Digital. Quando sua empresa tiver atingido a maturidade necessária volte a avaliar a possibilidade de ser um empreendedor digital.

Marketing Digital - É Possível Fazer Tudo Sozinho

6 - Posso fazer tudo isso sozinho;

Esse a princípio pode não parecer um motivo para não fazer Marketing Digital, já que você está afirmando que pode fazer sozinho, porém acontece que no final das contas acaba que em quase 100% dos casos é quase impossível fazer tudo sozinho e, por acreditar que pode fazer acaba se tornando um motivo para não fazer. Meio confuso?

Essa objeção tem total relação com a primeira, isto é, se você puder empreender e absorver sozinho todas as etapas de um Projeto de Transformação Digital para a sua Marca, isso significaria uma economia considerável de recursos, correto?

Isso é possível? Em outro artigo já exercitamos essa possibilidade e podemos com tranquilidade afirmar que “sim”. É possível!

Mas que tipo de conhecimento você deveria ter para mergulhar em tal empreendimento?

Conhecimento em linguagem de programação:

Em outros tempos era necessário um considerável conhecimento em linguagens de programação para web caso você quisesse colocar um website no ar.

Hoje em dia existem várias ferramentas e recursos disponíveis e gratuitos que possibilitam colocar um site no ar sem que seja necessário conhecimento técnico para isso.

Serviços de hospedagens de domínio como UolHost, Hostgator, Kinghost, Locaweb e muitos outros, oferecem de forma gratuita construtores de sites extremamente simples e amigáveis que permitem colocar no ar um website minimamente operacional sem nenhum conhecimento de HTML, PHP, JavaScript, ASP ou qualquer outro recurso de programação para web.

Além dos construtores de sites existem os famosos CMS’s ( Sistemas para Gerenciamento de Conteúdo) que também permitem a configuração e customização de um projeto web sem que seja necessário grandes conhecimentos de programação.

Os mais famosos são:

Wordpress – é de longe o mais popular pois oferece uma configuração extremamente amigável, porém a sua customização é mais engessada, isto é, caso você precise uma personalização mais aprofundada, sua tarefa se torna um pouco mais complexa;

Joomla- é o segundo mais utilizado e também extremamente amigável no que se refere a instalação e configuração, além disso, o Joomla permite uma personalização muito mais completa que o Wordpress porém requer um pouco mais de conhecimento técnico;

Drupal – esse CMS já requer um maior conhecimento técnico e é utilizado em Projetos mais robustos que necessitam de mais conhecimento técnico, logo é utilizado quando é necessário mais recursos e customizações.

Recomendamos, caso você deseje construir sozinho seu website, que busque conhecimento. Materiais, cursos, tutoriais e artigos podem ser encontrados em grande quantidade na internet.

Existe um curso gratuito em vídeo no site Viver de Blog que esclarece de forma bem didática essa etapa.

Conhecimento em Marketing de Conteúdo:

Já falamos que nessa etapa não basta simplesmente escrever bem falando sobre as soluções que sua Marca pretende oferecer para seus clientes, acima de tudo é necessário ter conhecimento em Produção de Conteúdo para o web. É imprescindível ter um ótimo conhecimento em SEO para criar artigos otimizados para os buscadores e consequentemente ser encontrado quando sua Persona pesquisar sua solução.

Mais uma vez recomendamos a busca de informação e conhecimento.

Um bom curso é o curso gratuito de Produção de Conteúdo oferecido pela RockContent, que é a maior empresa da área na América Latina.

Conhecimento de Gestão de Mídias Sociais:

Essa é uma etapa indispensável do processo e, se você quiser ter sucesso em sua Jornada Digital sua Marca terá que ter presença de forma efetiva nessa fase.

E, adivinhe... não existe mágica. É necessário um bom estudo sobre como colocar sua estratégia em prática. Aqui também existem muitos materiais, e-books, tutoriais disponíveis.

Conhecimento em estratégias de E-Mail Marketing:

Já estamos nos tornando repetitivos. Essa etapa é complexa pois envolve, além de uma série de “boas práticas” no que se refere a questão da elaboração de campanhas, também uma segmentação criteriosa dos Leads com o objetivo de otimizar suas conversões.

Conhecimento em Marketing Digital:

O Marketing Digital engloba todas as estratégias e é, em resumo, o que as liga e une.

Várias empresas publicam com frequência, materiais de todos os tipos (e-books, webinars, artigos, cursos, vídeos, infográficos, etc...).

Recomendamos a pesquisa e leitura desses materiais para que você possa ter uma visão mais abrangente sobre todas as etapas e possa concluir sobre como deve proceder com seu Projeto.

Um Conselho: a menos que você esteja buscando cada um desses conhecimentos que mencionamos acima e já tenha adquirido uma grande bagagem que lhe permita iniciar sua Jornada de forma estruturada, recomendamos que busque uma Agência Parceira para empreender em conjunto com sua Marca e orientá-lo sobre os melhores caminhos a serem seguidos.

Na Anylinks temos participado da elaboração, planejamento e desenvolvimento de incontáveis Projetos para Web desde 2004 e, no decorrer de nossa trajetória, temos procurado formar nossa equipe com os melhores profissionais, que detenham conhecimentos profundos sobre cada uma das etapas e mais que isso, que se mantenham constantemente atualizados, pois em Marketing Digital é vital estar em constante processo de aprendizado.

A verdade é que a implementação de uma boa estratégia de Marketing Digital envolve muito trabalho e dedicação extremas para a realização de todas as demandas e a concretização dos objetivos traçados na fase de Planejamento.

Os resultados recompensam todo o esforço oferecendo autoridade para as marcas e a conquista de clientes mais fiéis e consequentemente divulgadores naturais para seu negócio.

 
 
 

 

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