Marketing Digital. É possível fazer sem nenhum investimento?

A ideia deste post é propor um exercício simples passando por cada passo necessário para uma estratégia de Presença Digital Efetiva observando a possibilidade de não ter custo com isso.

Imagine que você tem um produto, um serviço, uma marca, uma empresa ou um negócio.

Suponho que você tenha a expectativa de vender seu produto ou ser contratado pelo seu serviço. Correto?

Se sua Marca é relativamente nova, ela precisará ser conhecida no mercado expondo seus produtos ou serviços por onde seus clientes estão. Concorda?

Certo e quais opções de divulgação de que você dispõe? Vamos pensar sobre algumas?

Marketing Digital - Acetando o Alvo

Opções Off-Line:

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Nesse caso você terá um custo, pois mesmo que você seja um designer gráfico e desenvolva seu próprio material, você ainda precisaria ser proprietário de uma gráfica para produzir o material e, mesmo que você tivesse uma gráfica ainda assim teria o custo do material empregado na produção, certo? Além disso você corre o risco de distribuir o folder certo para a pessoa errada na hora da divulgação, concorda?

Material Impresso - Cartaz Compre Meu Produto

2 - Comerciais de Rádio, televisão...

Bom, nesse caso seguindo o mesmo raciocínio seria ainda mais inviável. Custo de produção, contratação de mão de obra, agência, enfim...

3 - Participação em eventos:

Muitas Marcas se utilizam desse recurso para divulgação. Participando de eventos pertinentes ao seu nicho de mercado você estará próximo ao público que teoricamente tem interesse em seu produto ou serviço. Ocorre que a promoção de eventos envolve também uma série de custos diretos e indiretos.

A proposta é exercitar a possibilidade de fazer uma campanha de divulgação sem nenhum custo. Não é?

Opções On-line:

4 - Projeto Web - Internet:

Certo. E nesse caso, seria possível divulgar e captar novos clientes sem investimento algum?

Afinal de contas de que você precisa para ter uma campanha efetiva que divulgue seus produtos ou serviços utilizando as ferramentas disponíveis na internet?

A internet oferece sim uma quantidade muito grande de recursos e ferramentas que são muito úteis na divulgação do seu negócio. Você irá perceber enquanto vamos fazendo esse exercício que, para uma estratégia efetiva na internet, muitas ferramentas são necessárias, algumas gratuitas, outras gratuitas de forma limitada, outras gratuitas por tempo limitado e, outras pagas.

Vamos analisar o que precisamos:

Jornada Digital -
 Desenvolvimento de Sites

1- Começando a Jornada Digital da Sua Marca com um bom Website:

Sim, ter um site é parte essencial de uma boa estratégia de marketing digital. Um website corporativo, blog ou loja virtual oferecem várias vantagens como por exemplo visibilidade, autoridade e relacionamento com seu público.

Mas o que é preciso para ter um site?

a) Registro de Domínio:

Sem entrar em muitos detalhes, para registrar o seu domínio você precisará acessar o site de uma entidade reguladora de registros de domínios e pesquisar um nome de domínio e registrá-lo. Somente isso.

Mas isso tem um custo? Sim, isso tem um custo. Uma anuidade em torno de R$40,00 para domínios do tipo “PONTOBR”, por exemplo, que tem a finalidade de manter a exclusividade do seu nome de domínio. Será junto a Entidade Reguladora de Domínios que você irá configurar os Domain Name System (DNS's) que seu Servidor de Hospedagem irá lhe fornecer. Vamos desconsiderar este custo para efeito do nosso exercício, pois ele é obrigatório, além de ser relativamente baixo, portanto vamos adiante...

b) Hospedagem:

A hospedagem, de forma genérica, nada mais é do que o local ou espaço que uma empresa oferece na internet onde os arquivos, textos, imagens, vídeos, arquivos pdf e etc do seu site irão ficar armazenados e expostos aos seus visitantes de forma aparente ou não. Certo. Mas isso tem custo? Sim tem custo e é bem variável dependendo de uma série de fatores:

  • tamanho do seu site,
  • tráfego do seu site,
  • tipos de recursos que o seu site irá utilizar e etc...

Todos esses fatores irão influenciar no valor de sua hospedagem. Os valores são bem variáveis e podem girar entre R$20,00 e R$500,00 ou mais.

c) Desenvolvimento do site :

Quanto ao desenvolvimento existem várias empresas, algumas de hospedagem inclusive, que oferecem ferramentas do tipo: “faça você mesmo” que, com algum tempo dedicado lhe permitirão publicar um projeto de certa forma interessante, funcional e agradável.

SEO, usabilidade, escaneabilidade, responsividade.

Nesse ponto não podemos deixar de lembrar que um site minimamente funcional e com bom desempenho vai muito além do visual. Pense que seu objetivo é estabelecer um relacionamento com seus clientes e eles precisarão encontrá-lo.

Agora se pergunte: Como você mesmo age quando está procurando por algo na internet?

Sim, você recorre aos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing e etc...). Os mecanismos de busca encontram sempre o melhor resultado possível. Encontram o site que tem a melhor resposta possível para a sua dúvida e para que isso seja possível é preciso entender como os mecanismos reagem a determinados códigos, textos, imagens e aplicar uma técnica de forma que o seu site possa ser encontrado pelos mecanismos com facilidade. Essa técnica chamamos SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para os Mecanismos de Busca.

Seguramente seu site deverá estar otimizado em SEO se quiser ser encontrado de alguma forma. Só que aprender essa técnica envolve muito estudo e atualizações, pois os buscadores estão constantemente se atualizando para oferecer os melhores resultados para a sua busca.

Sim mas vamos voltar ao nosso exercício. Quanto custa pagar um profissional de SEO que faça a otimização das páginas do seu site e de seu conteúdo para que você seja localizado com facilidade? Difícil precisar. Vai depender do grau de envolvimento do profissional no projeto. Mas digamos que você cuidará dessa parte. Você baixou vários materiais, fez muitos cursos e entende do assunto. Ok, Desconsiderando que teria ainda assim que pagar alguns bons cursos...

Custo zero no website, custo zero na otimização, R$20,00 mensais pela hospedagem e R$40,00 pela anuidade do seu domínio.

Estamos indo bem. Já temos um website, registrado, hospedado e otimizado.

Alguns CMS – Gerenciadores de Conteúdo mais utulizados que poderão ser úteis até aqui:
  • Magento - CMS mais utilizado em lojas virtuais;
  • Drupal - CMS robusto e extremamente flexível quando muitas adaptações personalizadas são necessárias;
  • Joomla - o segundo CMS mais utilizado, oferece boa flexibilidade nas adaptações e requer um certo conhecimento de programação;
  • Wordpress - o CMS mais utilizado mundialmente por ser extremamente amigável em sua utilização apesar de não oferecer muitas opções de personalização;
  • Google Sites;
  • Wix;
  • Construtores de sites de empresas de hospedagens (UOL, KingHost) e até de lojas virtuais(33 opções neste link) como Loja Integrada, VTEX, Fastcommerce e outros...
  • .

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Guia de Projeto Web Parte I - Website

Observação - 1:
Sabemos que a proposta deste post não é essa. É tratar sobre a possibilidade de fazer Marketing Digital sem custo, certo? Porém como estamos tratando ao mesmo tempo de estratégias de Marketing Digital não poderíamos deixar de mencionar rapidamente essa possibilidade extremamente útil.

Tráfego Pago: nesse estágio muitas marcas lançam mão de divulgar seus projetos através do Tráfego Pago que consiste na contratação de anúncios nos buscadores, Google(Adwords), Bing(BingADS).

Produção de Conteúdo para Blo-site

2- Produção de Conteúdo relevante e materiais ricos direcionados a solução dos problemas da sua Persona:

A fase de Produção de Conteúdo é de vital importância para o sucesso do seu projeto contruibuindo tanto na atração de visitantes interessados em seus produtos ou serviços quanto para o aumento da autoridade da sua Marca. Por esses motivos você terá que dar especial atenção a esse ítem, produzindo conteúdo relevante e oferecendo soluções para os problemas de sua persona (seu cliente ideal).

Só para lembrar não basta saber escrever bem é necessário escrever bem para Web, o que é bem diferente. O trabalho de um bom profissional de produção de conteúdo para web envolve aplicações de técnicas de SEO, Escaneabilidade, bem como um razoável conhecimento de html para poder otimizar as páginas.

Você poderá cuidar disso com certeza. Certo? Afinal você conhece seu produto e o seu cliente e poderá escrever com autoridade sobre o assunto.

Lembre-se, uma boa estratégia de produção conteúdo requer um grande envolvimento, demanda tempo e dedicação extrema e a aplicação de todas as técnicas de SEO que já mencionamos anteriormente.

Sim, consideremos que seja possível. Dois posts no seu blog por mês otimizados em SEO de altíssima relevância para seus possíveis clientes buscarem conhecimento ou informação sobre seus produtos ou serviços.

Algumas exemplos de ferramentas de SEO | palavras-chave: MOZ, Semrush, Keyword Planer do Google .

Saiba Mais sobre como Produzir Conteúdo para Web – Baixe grátis:

Guia de Projeto Web Parte II - Produção de Conteúdo

3 - Relacionamento e Engajamento dos seus Clientes através das Redes Sociais:

As redes sociais como se sabe são uma ótima ferramenta para divulgação de seu produto, serviço ou conteúdo do seu site. Seguindo nosso exercício vamos supor que o seu público utilize o Facebook por exemplo. Nesse caso ter uma Fanpage no Facebook, seria aconselhável e coerente com a sua estratégia e não é tão difícil assim criar uma Fanpage e você poderia postar suas atualizações de conteúdo nela sem custo algum. Dessa forma estaria atraindo mais público para o seu site. Perfeito!

Redes Sociais - Facebook

Vamos entender alguns números:
O Brasil é o terceiro país com maior número de contas ativas no Facebook.

  • Atualmente 102 Milhões de brasileiros estão no Facebook;
  • 93 Milhões acessam via dispositivos móveis;
  • 3 milhões de anunciantes ativos;
  • 99% das pessoas no Facebook afirmam que lêem publicações de marcas. 67% utilizam o Facebook todos os dias;
  • 92% acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês;
  • 22 minutos é o tempo em média que as pessoas gastam por dia no Facebook;
  • 13h até 15h é o pico dos acessos no Facebook em dias de semana.

Por que as empresas utilizam o Facebook?
  • 83% Visibilidade Online;
  • 63% Interação com o público;
  • 11% O concorrente também utiliza;
  • 5% Outros motivos.
Os dados são de pesquisa realizada pela RockContent em 2017.

Ocorre que o Facebook deixou a muito tempo de ser o paraíso do engajamento e do envolvimento com publicações orgânicas como foi no passado.

Observação - 2:
Como já dissemos acima a proposta deste post não é essa. É tratar sobre a possibilidade de fazer Marketing Digital sem custo mas de qualquer forma não poderíamos deixar de citar esse importante recurso.

Mídias Pagas: nesse estágio muitas marcas lançam mão de divulgar seus projetos e posts através das Mídias Pagas anunciando nas redes, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, etc... Todas essas redes oferecem essa opção que pode ser extremamente útil para a sua estratégia.

E quanto você poderia investir num anuncio no Facebook, por exemplo?

Os anúncios não são muito caros. Pagando um boleto de R$300,00 você consegue um bom envolvimento em uma publicação e pode gerar muitos cliques que irão levar possíveis clientes até o seu site .

Saiba Mais sobre anúncios no facebook. faça o Donwload Grátis do:

Guia de Projeto Web Parte IV - Facebook ADS

Algumas possibilidades de ferramentas gratuitas que irão ajudá-lo em gerenciamento de posts e métricas nas Redes Sociais:

Saiba Mais sobre presença nas Redes Sociais - Faça o Donwload Grátis do:

Guia de Projeto Web Parte III - Redes Sociais

Vamos agora fazer uma pausa reflexiva e recapitular...

Ok, já temos o site registrado, hospedado, desenvolvido, otimizado, estamos produzindo conteúdo otimizado e divulgando as publicações nas Redes Sociais. Mas como sabemos se todos esses esforços estão gerando um aumento considerável no tráfego do site.

Mensuração de Resultados - Ferramentas de Métrica

Precisamos utilizar alguma ferramenta para saber se os visitantes estão chegando e se envolvendo com nosso Projeto Web.

4-Mensuração e Análise de Resultados:

Para medir os acessos, tráfego, novos visitantes, visitantes recorrentes, taxa de rejeição e até conversões o mais indicado ou indispensável é o Google Analytics, um poderoso recurso disponibilizado pelo Google gratuitamente onde você cadastra seu site e recebe um código de acompanhamento. Na ferramenta você poderá acompanhar o progresso do seu site com toda a segurança e pra quem sabe muito de SEO, já fez um site do zero sozinho, registrou o domínio e etc...será fácil configurar o código de acompanhamento.

Google Analytics

Além do Analytics as Fanpages também oferecem ferramentas de mensuração de curtidas, envolvimento com as publicações e muito mais.

Só lembrando que devemos utilizar as ferramentas de mensuração desde as primeiras fases do projeto. Elas nos ajudam na tomada de decisões quando será necessário fazer alguns ajustes mudando de estratégia, se for o caso.

Pronto agora sim. Já sabemos que nossos esforços renderam frutos. As visitas no site estão aumentando e temos um bom engajamento e envolvimento com nosso público na Fanpage.

Mas qual o próximo passo? O que precisamos fazer para transformar tudo isso em vendas ou contratação de nossos serviços?

5 -Aplicação de todas as Técnicas de Marketing Digital:

Agora que temos um número considerável de pessoas envolvidas com nossa Marca, como podemos fazê-las chegar até o momento da compra? Nesse momento entram as técnicas do Marketing Digital. Bem, na verdade elas já começaram lá no início com a usabilidade do site, a otimização para os mecanismos de busca, a Produção de Conteúdo Relevante e a configuração otimizada da Fanpage do Facebook ou mesmo de um perfil de outra rede social, porém as estratégias de Marketing Digital vão além. Você pode, por exemplo produzir conteúdos de atração como já dissemos acima e passar para conteúdos de envolvimento e em seguida de conversão. Pode criar páginas de captura de dados dos seus visitantes, isso mesmo, as Landing Pages, onde seu visitante deixa seus dados e recebe em troca materiais ricos que você terá que produzir e que terão de ser de alta relevância para o seu futuro cliente. Sim existem ferramentas gratuitas limitadas e gratuitas de uso temporario que oferecem o recurso de criação de Landing Pages.

Campanha de Marketing Digital

Algumas possibilidades de plataformas de gerenciamento: RDStation(gratuidade temporária), Hubspot(gratuidade temporária), Lahar(gratuidade temporária).

Algumas dessa plataformas são bem robustas e oferecem além do recurso das Landing Pages(Páginas de Captura) outras ferramentas úteis capazes de segmentar seu público por interesse e, além disso oferecem a possibilidade de integração com outros sistemas como CRMs, postagens via plataforma de atualizações em redes sociais e relatórios detalhados de desempenho de suas Campanhas de Marketing Digital.

Percorremos até aqui um longo caminho. Criamos um site, registrado, hospedado, otimizado, atualizado com conteúdo relevante, divulgando nas redes sociais os conteúdos com posts atraentes. Produzimos materiais ricos para oferecer aos nossos visitantes que estão deixando seus dados e agora precisamos dar continuidade ao nosso relacionamento com eles. Precisamos entender seus interesses e oferecer soluções efetivas para os seus problemas.

6 - Entendendo melhor e gerando Relacionamento através do E-Mail Marketing:

Essa técnica você já conhece, não é? Consiste em disparar uma quantidade normalmente grande de mensagens divulgando sua marca, serviço, ou produto para o maior número de pessoas possível.

Campanha de E-Mail Marketing

Não é bem assim. Agora é a hora de segmentar seu público pelo tipo de interesse e entregar o e-mail certo para o cliente certo. Essa é a hora de saber ainda mais sobre o tipo de interesse do seu público e estabelecer um relacionamento duradouro, sólido e efetivo. Essa é a hora de entender de que forma você poderá ajuda-lo a resolver o problema para o qual ele estava buscando a solução lá o início, quando fez sua pesquisa no buscador.

Aqui, nessa fase também dispomos de ferramentas gratuitas que são bem eficazes na segmentação, configuração e disparo dos nossos e-mails.

Algumas possibilidades de plataformas E-Mail Marketing: MailChimp (versão gratuita e versão paga com mais recursos), RDStation(gratuidade temporária), Hubspot(gratuidade temporária), Lahar(gratuidade temporária)...

Saiba Mais sobre Campanhas de E-Mail Marketing - Baixe Grátis:

Guia de Campanha de E-Mail Marketign

Depois de estabelecer uma relação com seu visitante e entender o que ele precisa oferecendo a sua solução você conquistou um novo cliente. É um longo caminho para transformar um visitante em um cliente, certo? Mas afinal, é possível fazer isso sem ter custo, ou pelo menos tendo um custo mínimo somente com o que é essencial?

Lembre-se, estamos falando de uma estratégia que ofereça resultados e que envolve técnicas e conhecimentos específicos. Esse conhecimento demanda tempo e investimento financeiro aos profissionais que se dedicam a aprender e manter-se atualizados constantemente.

Anyllinks - Soluções Criativas - A sua Parceira na Jornada Digital de sua Marca

Aconselhamos que você pense e planeje cada etapa de todo o seu Projeto Web. Costumamos dizer que são “elos de uma mesma corrente”. Depois avalie de forma imparcial se em um determinado ponto sua empresa poderá absorver a tarefa de forma eficiente. Conhecemos vários casos em que Marcas contratam empresas ou profissionais freelancers para gerenciar determinadas tarefas e absorvem outras fases elas mesmas. Algumas assumem a produção de conteúdo, outras a fase de relacionamento através do e-mail marketing, enfim. A reflexão é válida e serve de orientação para traçar sua estratégia. Sugerimos fazer pesquisas sobre o assunto ou o contato com uma empresa que possa orientá-lo sobre cada etapa, os pontos negativos e positivos de cada passo.

Diante de tudo que vimos e analisamos podemos concluir com toda segurança que a Internet é sim uma das melhores alternativas quando se quer divulgar uma Marca oferecendo desde autoridade, engajamento, relacionamento, conversão de visitantes em clientes. E, lembre-se: se você ainda não iniciou a Jornada Digital de sua Marca, certamente seu concorrente já.