Os 20 Principais Fatores Relevantes para Encantar os Buscadores

SEO - Search Engine Optimization

Vamos falar agora de uma técnica que permeia todo o processo.

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que, aplicadas aos projetos web, sites, blogs, lojas virtuais, objetivam melhorar o posicionamento nos rankings de pesquisa dos buscadores (Google, Yahoo, ASK, Bing, etc...)

Tela Inicial de pesquisa no Google - SEO

Desde o princípio temos dito que é de extrema importância que sua Marca esteja onde os seus possíveis clientes estão.

Sabemos que nós mesmos, quando temos uma dúvida recorremos ao Google, por exemplo.

Mas vamos usar um exemplo prático. Para isso imagine o seguinte cenário:

O final de ano chegou e para a festa de confraternização de sua empresa foi organizado o famoso “Amigo Secreto”.

O sorteio foi realizado e você tirou seu chefe. Que sorte não?

Apesar da relação diária com ele você não conhece seu chefe profundamente e não faz a mínima ideia de qual presente deverá comprar e não quer cometer nenhum tipo de equívoco escolhendo algo que não seja apropriado.

Então você recorre ao quadro de sugestões e vê que ele colocou como sugestão “cervejas especiais”.

Nesse momento você percebe que sua situação se agravou pois você não bebe e não tem nenhum conhecimento sobre o assunto.

Agora pense. Você tem uma dúvida, um problema que precisa resolver. Então qual a maneira mais simples de solucionar o problema?

Isso mesmo. Como dizem: “dá um Google”. Não é mesmo?

Você abre o seu navegador e digita sua dúvida de forma específica ou genérica, isto é, você pode simplesmente pesquisar “cervejas especiais” e os resultados da pesquisa podem lhe oferecer opções em qualquer lugar, ou então você pode, por exemplo, digitar “cervejas especiais em Florianópolis.” e restringir os resultados a sua região.

É dessa forma que os buscadores funcionam. Mostrando o resultado que melhor se aplicam a dúvida de quem está pesquisando.

Transfira o contexto deste exemplo para a sua Marca e se pergunte:

Quantas pessoas neste exato momento podem estar procurando pela sua solução?

Agora Responda: ELAS IRÃO ENCONTRÁ-LO?

Agora vamos tentar entender como você pode fazer para que sua marca tenha um bom posicionamento.

Se você quiser atrair seu público, como já dissemos, existem várias maneiras como ter um site bem elaborado, produzir conteúdo de qualidade e relevante voltado para a solução dos possíveis problemas de sua Persona, ter uma boa presença nas Redes Sociais onde seu público está e otimizar seu conteúdo de forma geral de forma que, quando sua persona estiver buscando sua solução, você seja encontrado.

Diferença entre Persona e Público-Alvo

O primeiro aspecto que você deve saber é que o Google considera mais de duzentos fatores para o posicionamento dos sites.

Alguns deles:

  1. Relevância do Conteúdo;
  2. Autoridade da Página;
  3. Autoridade do Domínio;
  4. Confiabilidade;
  5. Velocidade de Carregamento;
  6. Responsividade;
  7. Certificados SSL/HTTPS;
  8. Palavra-chave;
  9. Usabilidade;
  10. Arquitetura;
  11. Semântica;
  12. Tags HTML;
  13. Otimização de Imagens;
  14. Parágrafos Curtos;
  15. Escaneabilidade;
  16. Títulos;
  17. Intertítulos;
  18. Qualidade de links externos;
  19. Palavra-chave na URL;
  20. Sitemap...

Como você vê pelos termos técnicos utilizados é necessário um bom conhecimento que possibilite promover uma otimização de forma segura e confiável. Aconselhamos a contratação de um profissional com larga experiência na área ou Agência especializada para que sua Marca possa atingir os resultados esperados performando com segurança.

Podemos assegurar que todas essas otimizações necessárias seguramente trarão bons resultados para a sua Marca entregando autoridade e atraindo público qualificado para o seu projeto. Lembrando que, como já dissemos no início deste capítulo, o trabalho de otimização em SEO é necessário em praticamente todas as etapas do projeto, e é parte fundamental no processo de atração de sua Persona.

Um bom profissional poderá detectar onde os problemas de mau rankeamento estão ocorrendo, se for o caso e corrigí-los rapidamente.

Veja que por vezes a otimização de um pequeno detalhe faz toda a diferença na performance de um projeto.

 

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