Diagnóstico: os 11 conselhos do consultor de Marketing Digital

No post anterior contamos a história de Larissa, uma empresária de visão que transformou uma confecção de bolsas artesanais local em um case nacional. Larissa depois de criar sua Marca de maneira sólida no meio físico decidiu expandir seu negócio utilizando o meio digital fazendo sua empresa crescer mais de 1000% em cerca de 18 meses.

Ela implementou um projeto de Marketing Digital em sua Loja Virtual e passou a vender para o país inteiro e não somente em lojas locais como fazia no passado, multiplicando seus resultados financeiros de forma exponencial e adquirindo muito mais autoridade para a sua Marca.

Mas hoje nós vamos contar a história do Gui. É, o Guilherme, 26 anos, skatista, cursou três semestres de direito na federal e decidiu mudar radicalmente seu destino profissional. O Gui trancou a faculdade e resolver mergulhar de cabeça em um empreendimento.

Skatista

O Guilherme sempre foi muito ligado em Pop Arte, Grafite, Street Dance e Rock alternativo. Ele percebeu muito cedo que a galera com quem ele andava de skate e seus amigos curtiam as mesmas coisas e isso incluía o modo de se vestir e seu comportamento mais despojado era bem característico.

Sua “Tribo” tinha seu próprio jeito e isso incluía até seu próprio vocabulário, gírias e expressões. Foi pensando nisso que ele pensou em produzir camisetas, bonés e acessórios que tivessem uma relação direta com a forma como eles interagiam e se comportavam.

Guilherme começou a pesquisar na Internet lojas de roupas que seus amigos, e ele mesmo curtiam. Encontrou muita coisa, principalmente em Lojas Virtuais.

Durante suas pesquisas ele percebeu algo em comum em todos os produtos que viu. Todos eles eram muito padronizados, isto é, muito iguais e com a mesma temática, então ele pensou que usar uma camiseta com uma frase em inglês sobre o seu modo de vida parecia um pouco sem sentido, já que ele e todos os seus amigos cresceram andando de skate e curtindo as mesmas coisas em sua própria cidade.

Então ele pensou: “Porque não seguir nessa linha, mas usando a nossa linguagem, nossas expressões, nosso modo de agir e de falar”?

Pegou lápis e papel e começou a fazer vários esboços. Teve várias ideias de estampas criativas usando imagens e gírias que a sua galera costumava utilizar diariamente.

Guilherme simplesmente tinha absoluta certeza de que sua ideia seria um sucesso. No dia seguinte voltou a fazer pesquisas, só que dessa vez sobre máquinas e equipamentos para produzir os produtos. Em pouco mais de um mês ele estava com uma linha de produção praticamente montada, um tanto amadora, é verdade, mas isso foi só o começo.

Depois de produzir algumas peças, o próximo passo foi sentir a aceitação do público. Isso foi fácil. Além de colher a opinião dos seus amigos, é claro, ele montou um tipo de barraca itinerante que levava sempre para os locais de eventos, competições, festas e reuniões locais.

A aceitação dos produtos foi muito satisfatória. A ideia foi um sucesso. A produção foi aumentando. Ele teve que investir em máquinas melhores e ajudantes para dar conta da demanda.

O passo seguinte, seria expandir para outros mercados, sempre mantendo a qualidade e a temática que foram a causa do sucesso de sua Marca.

A conclusão de Guilherme foi que ter um site onde ele pudesse expor seus produtos certamente seria a solução para a expansão de sua Marca.

A ideia dele era ter algo único, criativo que mantivesse a identidade despojada e irreverente que sempre notabilizaram seus produtos.

Depois de trocar algumas ideias com alguns amigos, decidiu fazer contato, por indicação com um amigo comum que fazia sites e já tinha alguns clientes.

Marcou em seguida uma reunião com ele e discutiram o projeto. Ouviu algumas ideias e ambos viram juntos alguns sites que poderiam inspirar e servir como modelo para o site da Marca de Guilherme.

Decidiu confiar o trabalho “ao amigo do amigo” e algumas semanas depois de alguns ajustes o site já estava no ar.

Site no Ar

Agora a Marca, além de ter uma ótima clientela já tinha um website, o problema é que a expectativa de retorno que Guilherme tinha com relação ao site era muito maior. Ele tinha imaginado que um site poderia alavancar ainda mais o seu negócio e mais do que isso que proporcionaria o reconhecimento de sua Marca para além das fronteiras de sua cidade. Mais isso não aconteceu, nada mudou no seu negócio, ou seja, ele permanecia vendendo para os mesmos clientes e da mesma forma que antes, por mais que ele divulgasse a URL do seu site em materiais impressos e nos eventos que participava.

Expectativa Frustrada com os Resultados

A Frustração com os resultados

Ele queria muito saber o que poderia ter dado errado. A sua primeira tentativa em tentar entender a situação foi marcar uma reunião com o desenvolvedor e perguntar a ele os motivos de seu projeto não ter tido sucesso.

Buscando Informações

O “amigo do amigo” não estava mais trabalhando com desenvolvimento de sites. Na verdade estava na Irlanda fazendo um curso em outra área totalmente diferente.
A frustração de Guilherme não era pouca, afinal ele pagou um preço justo pelo trabalho e agora se sentia abandonado. Seguramente tinha sido uma experiência decepcionante.
Resolveu então se informar a respeito e pesquisar sobre o assunto. Leu vários artigos que falavam sobre otimização de sites para mecanismos de busca, outros sobre atração de usuários e outros com coisas que definitivamente não entendia coisa alguma.

Agora ele, definitivamente queria fazer do jeito certo e não queria mais cometer erros.

Mensuração de Resultados de Acessos via Google Analytics

Durante suas buscas e pesquisas, os artigos que ele encontrou o direcionavam para sites bem agradáveis e bem estruturados com artigos relevantes que despertaram ainda mais seu interesse sobre o assunto.

Em um desses sites no rodapé da página tinha um formulário com uma frase dizendo: “se você deseja orientações mais detalhadas, consulte gratuitamente um especialista”.

Fazendo contato com um Consultor Especialista em Marketing Digital

Contato com uma Consultoria de Marketing Digital

Ele decidiu preencher o formulário com seus dados para ver no que ia dar. No dia seguinte ao chegar a fábrica seu telefone tocou. Na linha alguém estava informando que tinha entrado em contato em retorno a sua solicitação através do formulário que foi preenchido.

O Consultor informou em seguida que seria breve e apenas faria algumas perguntas na tentativa de entender melhor o problema e passaria um diagnóstico.

Enquanto conversavam, a medida que Guilherme respondia as perguntas feitas pelo consultor ele lhe passava algumas informações sobre palavras-chave, otimizações necessárias e uma série de outras informações que tinham relação direta com o website da Marca.

O Consultor enfatizou sempre a necessidade de ter atualizações constantes, conteúdo relevante através de posts de blog que atraíssem visitantes para o site e relatou vários casos de sucesso de projetos com objetivos semelhantes ao que Guilherme queria empreender.

A frase dita pelo consultor que mais chamou a atenção de Guilherme foi: “ de nada adianta ter um site se você não tiver visitantes”.

Depois de fazer um fechamento breve com Guilherme o Consultor agendou uma segunda reunião dessa vez via Skype, para poder dar segmento nas orientações e passar um diagnóstico mais detalhado do estado presente do projeto e oferecer soluções para alavancar definitivamente o site da Marca.

Em seguida Guilherme recebeu um e-mail com um resumo dos assuntos abordados durante a reunião e alguns links para materiais educativos mais densos que esclareceriam os termos técnicos tratados durante a reunião.

Ele leu atentamente todos os materiais e agora já se sentia mais seguro entendendo melhor alguns detalhes que haviam ficado um pouco confusos para ele anteriormente. Agora ele sabia qual a diferença que alguns ajustes poderiam fazer em termos de performance em seu projeto.

Na reunião seguinte ele estava mais preparado e sentia-se mais seguro. Guilherme tinha feito várias anotações e estava decidido a colocar em prática um Projeto Web efetivo que realmente entregasse algum resultado para a sua Marca.

Diagnóstico do Projeto

Depois de uma rápida introdução o Consultor apontou vários pontos específicos que necessariamente deveriam ser alterados caso Guilherme realmente quisesse ter sucesso em seu Projeto.

  1. Seu site necessariamente teria que ser Responsivo, isto é, ser adaptável a qualquer tipo de dispositivo: Computadores, Celulares, Tablets e etc...
  2. Uma boa otimização, pesquisa e definição de palavras-chave deveria ser implementada no Projeto;
  3. Usabilidade e Experiência do usuário deveriam ser revistas;
  4. O site deveria ter um blog que promovesse relacionamento e educação de seus usuários, com postagens frequentes, relevantes e devidamente otimizadas em SEO (Search Engine Optimizatio – Otimização para os Buscadores;
  5. Foi recomendada a venda de seus produtos através de uma Plataforma de Loja Virtual;
  6. Monitorar o desempenho seria vital, logo informou da importância de ter o código de monitoramento do Google Analytics configurado no site;
  7. Com o objetivo de maximizar os resultados seria recomendável a presença em Redes Sociais onde seu público costumava estar;
  8. Campanhas de Links Patrocinados (ADS, Adwords) seriam aconselháveis para alavancar os resultados;
  9. A captação de Leads, tanto on-line como off-line também foi aconselhada;
  10. Campanhas de E-Mail Marketing com boa segmentação e automação seriam importantes;
  11. Por fim, o Consultor deixou claro que já com os ajustes iniciais seria possível ver algum resultado mas que os objetivos levariam algum tempo para serem atingidos e que toda a estratégia teria que ser monitorada através de mensurações constantes e que algumas seriam específicas para cada etapa.

Entendendo o Processo e as Estratégias da transformação Digital

Apontando Soluções

O resultado de todo esse processo foi a reformulação completa do site da Marca e a implementação de toda a estratégia de Marketing Digital proposta pelo consultor, a contratação da Agência para tocar o Projeto e se tornar parceira do sucesso da Marca de Guilherme.

Com essa experiência vivida por Guilherme ele entendeu a importância da contratação de uma empresa especializada e parceria de um profissional de Consultoria que pudesse indicar o caminho correto a ser seguido e esclarecesse as suas dúvidas, sem atalhos ou a contratação de “amigos do amigo”.

A Conclusão Inevitável

Sempre que deparo com situações como essa vivida por Guilherme me lembro do exemplo do Farmacêutico e do Médico. Aquela história em que você vai à farmácia a procura de algo que amenize uma dor e sai de lá com um analgésico. No dia seguinte retorna à farmácia com a mesma dor.

Por outro lado, quando vai ao médico para uma consulta é recomendado a fazer uma série de exames a fim de detectar a causa da dor.

É mais ou menos isso. Guilherme resolveu por um tempo sua dor ao contratar o “amigo do amigo”, mas o problema só foi efetivamente resolvido depois de consultar um especialista que apontou todos os “pontos cegos” e imediatamente indicou o caminho seguro a ser seguido.

O Exemplo dele ilustra muito bem a forma como os empreendedores identificam a necessidade de uma Presença Digital efetiva para as suas marcas e por desconhecimento acabam cometendo pequenos equívocos que comprometem o desempenho de seus projetos.

Esses erros de avaliação atrasam a estratégia como um todo, ocasionando perda de tempo e recursos para as Marcas. É absolutamente imprescindível que os empreendedores tenham sempre em mente os objetivos que pretendem atingir e as ferramentas que irão utilizar para consegui-los.

Exemplos como o de Guilherme são muito comuns, isto é, empresas que acreditam que promover a Transformação Digital de suas Marcas se resume a ter um website no ar, mas isso está longe de ser verdade. Como dissemos, se os objetivos são o aumento da autoridade da Marca, expandir o alcance atingindo mais e mais pessoas e consequentemente conquistando mais clientes para o seu produto ou serviço, ter um website é apenas o começo da Jornada Digital.

Promovendo a Transformação Digital

Lá atrás, no ano de 2004, quando a Anylinks foi fundada, já tínhamos bem claro esse conceito, por isso quando propomos uma solução para um novo cliente, enfatizamos esse aspecto para que fique bem claro que, para atingir seus objetivos, é necessário a implementação de um conjunto de estratégias de Marketing Digital, ou seja, não existe mágica, existem etapas que precisam necessariamente ser cumpridas com muito planejamento e monitoramento constantes.

Se você já tem algum tipo de Presença Digital para o seu negócio ou pretende promover o ingresso de forma segura e definitiva de sua Marca no Ambiente Digital, aconselhamos que reflita e se inspire no exemplo de Guilherme.

Procure o máximo de informações possíveis sobre o assunto antes de tomar sua decisão. A internet está repleta de conteúdo de boa qualidade que esclarece todas essas dúvidas de forma didática e de fácil assimilação, mesmo para leigos no assunto e, se ainda assim restar qualquer dúvida por ser esclarecida, solicite o contato de um Consultor em Marketing Digital, sendo um bom profissional ele certamente se tornará um grande parceiro para a sua Marca e irá indicar o melhor caminho e ser seguido.

 
 
 

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