5 diferenças entre Atualização de Conteúdo e Produção de Conteúdo

Primeiro vamos falar da importância de manter o conteúdo de site, blog ou loja virtual constantemente atualizado.

Você já ouviu aquela clássica frase: “Quem não é visto, não é lembrado”? Então, na internet isso é uma lei, ou seja, atualizações constantes geram visitas frequentes e, numa análise final, visitas frequentes geram potenciais negócios para a sua marca.

Produção de Conteúdo para Web

Imagine o seguinte cenário:

Seu site está pronto, todo configurado e otimizado, com um belo visual de acordo com a Identidade da sua Marca. Bom, não é? Sim, muito bom! Depois que você lançou seu projeto, publicou seu site obteve boas visitas e tudo vai bem. Então o internauta que se interessou pelo seu projeto, lembra do seu conteúdo, volta no seu site e ele está do mesmo jeito, nada mudou. Ai ele volta novamente depois de um tempo e tudo permanece igual. Depois ele fica mais tempo sem visitar seu projeto e algum tempo depois ele se lembra de acessar novamente e de dar uma olhada se existe alguma novidade mas tudo está igual. Aposto que isso já aconteceu com você.

Qual a probabilidade de sua marca perder esse visitante?

Produzindo Conteúdo para Web

Isso acaba com seu projeto. Imagine isso em larga escala. Mil, dois mil visitantes acessando seu site e não encontrando nenhum conteúdo novo. A solução parece óbvia. Atualizações periódicas são vitais para o desempenho do seu Projeto Web. Ocorre que atualização é um termo abrangente, ou seja, você pode publicar um artigo ou notícia de outro site que você achou interessante e que até tem alguma relação com seu ramo de atividade, ou colocar um aviso sobre o período de férias coletivas da sua empresa ou algo alusivo a uma data comemorativa, tudo isso são atualizações, porém existem diferenças significativas entre atualizar conteúdo e produzir conteúdo, mas antes de começarmos pense nisso:

De que forma você se comporta quando tem uma dúvida, curiosidade sobre algum assunto e quer informação sobre ele?

Sim, você pesquisa. E como pesquisamos na internet? Sim utilizando mecanismos de pesquisa: Google, Yahoo, Bing, etc...

A conclusão óbvia é que se vou postar conteúdo em meu site, blog ou mesmo um produto novo na minha loja virtual eu quero que esses mecanismos encontrem meu conteúdo. Certo?

Mas como devo fazer para que ele seja encontrado e qual a relação que isso tem com as diferenças entre atualizações de conteúdo e produção de conteúdo? Vamos a elas:

1 – Originalidade:

Os mecanismos de busca adoram conteúdo original. Então se você estiver replicando um artigo de outro site, por mais relevante que ele seja, você estará gerando autoridade para o outro site, não para o seu. O Google entende isso e irá mostrar como resultado sempre o conteúdo original.

2 – Foco na Persona - Oferecendo soluções:

Com produção de Conteúdo você mantém o foco em quem realmente importa para o seu negócio, o que chamamos de “persona”. Você deve ter empatia e produzir um conteúdo que esclareça ou resolva um problema desta persona. Dessa forma você estará fidelizando alguém que se tornará um cliente em potencial. Com uma simples cópia de conteúdo você estará gerando autoridade para outro site e provavelmente não estará atingindo quem realmente deve ser o foco de sua atenção.

3 – Planejamento de Palavras-chave:

Com uma cópia de conteúdo ou um simples informativo você perde a oportunidade de planejar de forma efetiva suas técnicas de SEO, ou seja, você estará utilizando a otimização para localização dos mecanismos de busca que já foram planejadas por outro site. É uma oportunidade que você está perdendo. Planejar o seu conteúdo pensando no título, nas tags h1, h2, h3..., na tag alt das imagens, na scaneabilidade do texto, listas que você pode incluir. Cada um desses itens tornará seu texto único e de fácil localização.

4 – Quem é o responsável?

No caso da Produção de Conteúdo, tanto sua Marca pode assumir a responsabilidade do serviço como uma empresa especializada poderá ser contratada para produzir. Lembre-se, caso você decida assumir a Produção do seu conteúdo não basta apenas escrever, não basta apenas escrever bem. É necessário escrever bem para web, considerando técnicas específicas de redação, scaneabilidade e SEO, como já dissemos acima.

No caso das atualizações de conteúdo, posts copiados de notícias da sua área, informativos e etc, é mais simples que você assuma internamente. Com a experiência que adquirimos ao longo dos anos com nossos clientes e parceiros podemos afirmar que absorver esses serviços internamente para uma empresa que tem uma infinidade de outras preocupações acaba sendo um problema a mais para resolver. A tendência é que não ocorra com a frequência desejada e pior, que não sejam aplicadas as técnicas necessárias.

Ideia de Conteúdo para Web

Aqui na Anylinks oferecemos ambos os serviços. Atualizamos conteúdos fornecidos pelo cliente e produzimos conteúdo utilizando as técnicas recomendadas mencionadas acima.

Podemos afirmar com toda a segurança que conteúdo relevante produzido com a aplicação de técnicas de SEO trazem resultados muito satisfatórios para seu Projeto Web, gerando tráfego e autoridade para o seu domínio e, consequentemente, a captação e fechamento de mais negócios para a sua Marca.

5 – Valor do Serviço:

Sim, a Produção de Conteúdo requer um investimento maior do que uma simples atualização, porém entrega muito mais valor ao seu negócio. Um conteúdo relevante direcionado a sua persona com fácil localização através de pesquisa certamente lhe trará muito mais retorno, tanto no que diz respeito a autoridade da sua marca como em relação aos fechamentos de negócios.

Se você quer saber mais elaboramos um Material completo onde abordamos cada aspecto de forma detalhada sobre Produção de Conteúdo e disponibilizamos para download gratuitamente. Baixe e entenda...