FlyStore: Como conseguimos captar Leads para Voar de Balão
Quando a Equipe da Flystore nos procurou levamos um certo tempo para entender qual era o objetivo do Projeto que eles queriam executar.
A princípio pensamos que se tratava de uma Empresa que comercializava Voos de Balão em várias regiões do país. Eles explicaram então que já tinham contrato conosco para Gestão de Mídias Sociais para a página do Festival de Balonismo de Torres.
Nesse momento chamamos para a reunião nosso Gerente de Mídias Sociais que explicou a situação.
O Festival de Balonismo de Torres-RS acontece uma vez por ano, normalmente final de Abril início de Maio, e reúne Equipes de Balonismo do mundo inteiro, chegando a reunir quase cinquenta equipes, deixando o céu da cidade pintado de todas as cores.
Entendendo os Objetivos
A ideia de criar uma Fanpage no Facebook de fãs do festival surgiu de uma equipe que fez a cobertura do 18º festival que aconteceu em 2006.
Quatro anos se passaram e eles se reencontraram em uma mesa de bar e relembraram como foi cobrir o evento. Então, entre uma cerveja e outra, decidiram que iriam criar uma Fanpage no Facebook com o fim específico de juntar os fãs do festival e trocar ideias enquanto divulgavam informações sobre o evento.
Contrataram nosso Time de Social Media para administrar a página e a ideia deu certo. Hoje a Fanpage tem +23k de fãs.
Acontece que quem curte balonismo, tem o sonho voar de balão e logo começaram a surgir pedidos de indicação via página para quem oferecesse esse tipo de serviço.
Devido à grande demanda de interessados o pessoal resolveu unir o útil ao agradável e resolveram criar um site onde os pilotos pudessem divulgar seu serviço e onde os interessados em voar pudessem deixar seus dados para se candidatar aos voos. Surgiu assim a FlyStore uma espécie de Marketplace para voos de balão.
Definindo a Estratégia
Depois de uma rápida análise oferecemos então a criação do website onde os interessados pudessem escolher a região onde desejam realizar o voo.
No site é possível escolher entre voar nos Canyons ou em Florianópolis em Santa Catarina ou no Parque do Turundu e Vale do Paraíba em São Paulo, por exemplo. Todas são regiões próprias para voos de Balão além de oferecerem um visual de tirar o fôlego.
Colocando em Prática
Captamos os Leads através de formulários no site e na Fanpage do Facebook.
Criamos uma Fanpage específica para o Projeto, um grupo no Facebook onde participam as Equipes de Balonismo. Além disso administramos em paralelo os perfis do Twitter e do Instagram.
Planejamento
Ainda serão criados os perfis do Pinterest e do Google Plus, bem como uma área para o blog onde serão postados conteúdos relevantes e originais.
Os objetivos da FlyStore são a captação de Leads para oferecer o serviço, ou seja, as equipes, e a captação de leads para fazer os voos.
O projeto ainda é embrionário mas tem grande potencial. Em poucos dias já tínhamos repassado mais de 500 cadastros para as equipes e tínhamos mais de 10 equipes cadastradas no projeto oferecendo voos de balão por quase todas as regiões do Brasil.