Sabemos que Presença Digital é tudo mas quanto custa um site?

Muito já foi dito sobre os benefícios de ter um site que represente a sua marca. Marcas que implementam em suas estratégias de marketing algum tipo de Presença Digital invariavelmente levam uma grande vantagem sobre aquelas que ainda estão avaliando se vale a pena ou não “ser digital”.

Presença Digital

Blogs, redes sociais, e-mail marketing, search engine optimization (SEO), search engine marketing (SEM), chat bots, lojas virtuais são exemplos mais comuns de ferramentas online que podem fazer seu negócio escalar e propagar a autoridade de sua marca utilizando o meio digital.

Vantagens de Ser Digital

Vantagens de ser Digital

As vantagens são inúmeras e os benefícios são perenes, isto é, se sua estratégia foi bem planejada e estruturada, a tendência é que você continue colhendo os frutos por um tempo muito mais longo se comparado com as conhecidas formas de publicidade invasivas no antigo marketing.

Além disso somente através de estratégias digitais você poderá medir com segurança todas as suas ações e ter certeza de qual está trazendo melhores resultados.

Você deve considerar que a internet veio para ficar e que é na internet onde todos estão e passam a maior parte do tempo. É online que pagamos nossas contas, compramos, estudamos, nos informamos, fechamos contratos, nos comunicamos de várias formas.

A importância de ter um site

Sem dúvida todos sabemos que, pensar em ter presença online sem ter um site que identifique sua marca, que lhe permita interação com sua audiência e promova algum tipo de relacionamento com seu público seria abrir mão de uma ferramenta poderosa e indispensável.

Publicamos vários artigos em nosso blog sobre as vantagens de ter um site, blog ou loja virtual para as marcas. Para muitos empreendedores a grande dúvida é se o valor do investimento vale a pena.

Apresentando um Projeto de Desenvolvimento

Construtores de sites gratuitos

Nesse artigo tentaremos esclarecer especificamente a questão do valor da contratação de um site minimamente efetivo e bem construído. Dito isto, vamos desconsiderar construtores de sites grátis. O motivo? Bem, considere que para você promover sua presença online você estará ingressando em um ambiente novo, de alta competitividade, onde você necessariamente deverá se destacar e precisará utilizar o maior número de ferramentas possíveis que lhe ofereçam boa performance em vários aspectos.

Mesmo que pese o fato dos Construtores de Sites estarem se tornando cada vez mais amigáveis e fáceis de operar você deve considerar que qualquer ferramenta operada por alguém com pouco conhecimento não entregará resultados satisfatórios. Outro fato de relevância nessa questão é que o fator visual é apenas um dos aspectos a serem considerados na hora de elaborar um site. Isso significa que de nada adianta você utilizar um construtor de sites e chegar a um resultado visual agradável e satisfatório sem levar em conta outros aspectos que influenciam no sucesso do seu projeto.

Vantagens da Contratação do serviço

Quando você constrói qualquer coisa na web sem conhecimento e preocupação com performance, você já começou errado. Lembre-se disso sempre. Então se você não possui um sólido conhecimento de programação, SEO, UX e ferramentas úteis, nosso conselho é: “não perca seu tempo”. Concentre sua atenção especificamente no seu negócio, na estruturação e preparo de sua equipe, na qualidade do atendimento aos seus clientes e deixe a construção de sua presença digital para profissionais da área.

Pensando na contratação de um serviço de desenvolvimento de site você pode optar por um profissional freelancer ou pela contratação de uma agência. Em ambos os casos o resultado poderá ser satisfatório dependendo exclusivamente do conhecimento e credibilidade dos profissionais envolvidos.

Contratando um Profissional

Pesquisa de Mercado

Aconselhamos sempre que, antes de contratar, você faça uma boa pesquisa utilizando os buscadores. Lembre-se de que um serviço de desenvolvimento não requer necessariamente que a empresa seja próxima ao seu negócio, podendo em alguns casos ser até em outro estado, já que se trata de um serviço virtual e, mesmo que algumas reuniões sejam necessárias elas podem ser realizadas através de vídeo conferência sem que isso interfira de alguma forma no andamento do projeto. Em alguns casos esse procedimento até agiliza a entrega do projeto. Pesquise nos buscadores por termos como: “criação de sites” ou “desenvolvimento de sites”. Acesse os melhores resultados e avalie o site da empresa e o portifolio que certamente deverá constar no site.

Critérios de Avaliação

Verifique se, além do conhecimento específico para a programação do site a empresa oferece outros serviços, principalmente na área de Marketing Digital, como: SEO, Facebook ADS, Google ADS, Marketing de Conteúdo, E-Mail Marketing, Plataformas de Marketing Digital e tudo que se refere a oferecer uma boa Presença Online.

Solicitando Proposta

Depois de selecionar algumas empresas ou profissionais, faça contato e solicite uma proposta. Lembre-se de avaliar se na proposta que você recebeu os detalhes estão claros, principalmente sobre as tecnologias que serão implementadas em seu projeto.

Fazendo um bom Planejamento

Lembre-se de que cada nicho tem suas especificidades e alguns deles precisam de ferramentas e recursos específicos de forma a entregar um bom resultado e performar de forma satisfatória.

Filtrando os Resultados

Descarte aquelas empresas que não esclareceram todas as dúvidas e selecione aquelas que contemplaram suas necessidades. Feito isso, marque uma reunião para que cada detalhe do projeto fique bem esclarecido, tanto da parte de sua empresa, quanto da parte da empresa que fez a proposta.

Lembre-se de pedir que tudo fique documentado para que não fiquem ruídos de comunicação, isto é, para que a empresa que possivelmente será contratada não entenda algum ponto específico de forma equivocada. Você não vai querer pagar por algo que não terá utilidade.

Escolhendo os Recursos

À medida que a internet evolui vão surgindo mais e mais recursos que são extremamente úteis e podem fazer toda a diferença se bem escolhidos e implementados em seu projeto . Chat, calendário de eventos, galerias de imagens, galerias de vídeos, tickets de suporte, ferramentas de comentários, intranets, tabelas de planos, downloads de aplicativos, enfim, como dissemos é uma quantidade enorme de recursos e, alguns podem ser úteis e outros desnecessários. Entender a utilidade de cada um deles e de que forma esses recursos podem se inserir no seu projeto é muito importante, portanto dê total atenção a essa etapa da proposta e avalie bem cada aspecto.

Algumas dessas ferramentas podem ser desenvolvidas dentro do próprio projeto ou contratadas de terceiros e interferem no valor final do projeto.

Valor do seu Investimento

Depois de ter certeza de que tudo foi esclarecido e receber a proposta com todos os recursos que você avaliou e considerou que serão úteis ao sucesso de seu site é hora de avaliar o valor do investimento.

Precificação

Para elaborar uma proposta vários fatores são considerados, alguns deles são:

Tempo dedicado pelos profissionais envolvidos, ou seja, horas trabalhadas, para isso existem tabelas e normalmente serão envolvidos um webdesigner, programador front end e programador back end, podendo envolver mais profissionais dependendo dos recursos e complexidade do projeto.

Webdesigner

Esse profissional deverá se envolver especificamente com tudo que diz respeito ao aspecto visual de seu site, suas cores e a relação delas com sua marca, imagens que serão utilizadas e como deverão ser dispostas, etc...

Programador Front End

O envolvimento do front end no projeto terá relação com a forma como os usuários interagem no site, links, navegação e toda a integração com a parte visual, utilizando linguagens como HTML, CSS e JS.

Programador Back End

O programador do back end será o profissional que promoverá a interação dos visitantes com recursos ligados ao banco de dados do projeto, cadastros, condições e relação de interatividade com os recursos que serão implementados usando linguagens de programação como PHP, por exemplo.

Cada um desses profissionais tem um custo/hora trabalhada que deverá ser considerado na hora de emitir uma proposta.

Preços de Mercado

Nesse contexto você seguramente poderá encontrar variações de valores consideráveis. Já vimos propostas de desenvolvimento de sites de R$600,00, por exemplo.

Agora pense em tudo que foi dito nesse artigo e considere: Você confiaria seu projeto de desenvolvimento de site a um profissional ou agência que prometesse entregar algo minimamente aceitável e operacional por um valor como esse?

Fica claro que projetos de maior complexidade que envolvam outras rotinas e testes obviamente terão outro custo, porém em média um valor mínimo aceitável em nosso mercado é de R$1.200,00 para entregar um site funcional com boa aparência, usabilidade, em consonância com sua identidade de marca e com recursos mínimos que contemplem seus objetivos.

serviços oferecidos por uma agência

O que você deve considerar

Como em qualquer outro ramo de atividade, não existe mágica, um bom produto nunca é muito barato e se for provavelmente será de baixíssima qualidade.

Outro aspecto negativo da contratação do desenvolvimento de sites com valores muito baixos, como o que citamos, é a sua durabilidade. Isto mesmo, e isso é fácil de entender na medida que depois de entregue um projeto desse tipo o contratante acaba em alguns meses constatando a sua mínima efetividade e necessita desenvolver um outro projeto, ocasionando transtornos e novos custos para o seu negócio.

Considere sempre contratar um serviço de desenvolvimento que contemple todas as necessidades do seu projeto. Somente dessa forma você irá obter retorno para o seu investimento e não sentirá a frustração de ver seus objetivos longe de serem alcançados.

 

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