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Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

Relacionamento e Educação de sua Audiência

Caso você tenha o mínimo de interesse em empreender e fazer seu negócio ir mais longe, certamente já deve ter lido algo sobre “relacionamento com clientes”.

E o que é, efetivamente, estabelecer um relacionamento com seu público?

De que maneira esse tipo de estratégia pode ajudar o seu negócio a escalar?

Quais as técnicas mais indicadas para o seu tipo de negócio?

Essas perguntas são muito comuns quando falamos em empreender de forma digital.

É simplesmente impensável falar em empreender digitalmente sem que pensemos de alguma forma em estabelecer algum tipo de relacionamento com nossa audiência.

Em primeiro lugar não podemos perder de vista que qualquer relacionamento prevê uma troca, concorda? Mesmo em relações pessoais é assim que acontece. Aprendemos e ensinamos, sempre, mesmo que de forma inconsciente.

No ambiente digital essa relação funciona da mesma maneira, isto é, sua audiência está em busca de uma solução para algum tipo de problema que precisa resolver. Simples assim!

Nesse artigo pretendemos listar algumas estratégias reconhecidamente eficazes no estabelecimento de um relacionamento saudável com sua audiência e, principalmente enfatizar a importância da educação de seu público em uma estratégia digital.

Quais as formas mais relevantes de relacionamento com seu público? Vamos falar de algumas:

Website

Ter um site que represente sua marca na web é, sabidamente, uma das formas mais efetivas de estabelecer relacionamento com seus clientes potenciais.

Antigamente esse recurso funcionava quase como um simples cartão de visitas ou folder virtual, sendo meramente uma certa quantidade de informações corporativas de forma estática, oferecendo como vantagem ao público formas de contato e as ideias da empresa.

Isso mudou drasticamente. Hoje descobrimos o poder de relacionamento que o site oferece para as marcas. Os blogs com conteúdos educativos, relevantes, dentro dos sites, entregam muito resultado para qualquer tipo de negócio, fazendo com que a audiência encontre neles uma forma de entender melhor de que forma a soluções que sua Marca oferece pode resolver seu problema.

É comum dizermos que a maioria dos clientes nem sequer sabe que tem um problema até que, através de conteúdos relevantes você os faça descobrir que aquele problema existe.

Um site bem elaborado é uma ferramenta que pode ajudar muito sua estratégia. Através dos conteúdos de um blog você pode publicar artigos que eduquem seus visitantes sobre as soluções, produtos ou serviços, que sua marca oferece e de que forma elas podem trazer benefícios aos seus futuros clientes.

Não esqueça de planejar bem sua estratégia de conteúdo mantendo uma frequência aceitável para que seu cliente continue sempre buscando novos conteúdos em seu website.

Lembre-se sempre de colocar-se como autoridade sobre o assunto e sempre publique artigos que sejam relevantes e que estejam bem otimizados em SEO para que seu público possa encontra-lo com maior facilidade.

Relacionamento com os clientes

Redes Sociais

É inegável a importância das Redes Sociais em uma Estratégia Digital. Fatores como o grande fluxo de audiência, o engajamento e facilidade de acesso contribuem para corroborar essa afirmação.

Estar presente onde todos estão certamente significa algo para qualquer marca, logo, uma boa estratégia de Presença Digital nas Redes Sociais deve sim fazer parte de qualquer planejamento.

Escolher as Redes Sociais mais relevantes para o seu público é fator determinante para o sucesso de sua estratégia.

Dentro desse contexto é primordial uma boa pesquisa com o objetivo de identificar onde o seu potencial cliente costuma estar em se tratando de Redes Sociais.

Depois de identificados estes canais é hora da criação dos perfis e páginas em cada uma dessas redes respeitando a identidade de sua Marca tanto na parte visual quanto na linguagem que será utilizada em seu relacionamento com sua audiência.

É hora de ser criativo e fazer publicações relevantes que afetem de forma positiva seu público e promovam engajamento, compartilhamentos, curtidas, comentários e etc...

Para quem está pensando que as redes sociais já deixaram de ser o paraíso para promover relacionamento com a audiência, concordamos que já foi bem melhor, ou seja, sim, a alguns tempos atrás o alcance era infinitamente maior para publicações no Facebook, por exemplo, porém ainda hoje é indispensável ter algum tipo de presença nas redes sociais utilizando, páginas, grupos ou comunidades.

Além das publicações orgânicas é possível utilizar anúncios que são uma ferramenta poderosíssima, tanto na construção da audiência, aumento de Autoridade de Marca e impacto nos fechamentos de negócios.

E-Mail Marketing

O e-mail é uma das mais antigas formas de relacionamento e interação que a internet disponibiliza. Sua utilidade é indiscutível como ferramenta de comunicação. Com o e-mail trocamos informações, fechamos negócios e divulgamos nossos serviços.

Dentro de uma estratégia de Marketing Digital a ferramenta de e-mail marketing é de extrema importância e utilidade, pois é através do relacionamento com os leads que sua marca conquistou que você poderá guia-los através de sua Jornada de Compra até o momento da decisão pelo fechamento de negócios.
Numa estratégia de e-mail marketing bem elaborada você constrói um fluxo segmentando seu público de acordo com a maturidade que se encontra até que ele entenda que chegou o momento da contratação de sua solução. Cada visitante em sua audiência se encontra em seu momento específico na jornada, isto é, como dissemos anteriormente, muitos nem sabem que precisam de sua solução e, consequentemente, não estão preparados para contratá-la.

Newsletters

Um recurso muito utilizado a bastante tempo, a newsletter é uma excelente ferramenta de atualização. Como dissemos acima, tendo um blog com constantes atualizações, você pode se comunicar através de newsletters sobre os novos conteúdos recentemente postados, atraindo sua audiência, gerando tráfego qualificado e conquistando mais autoridade para a sua marca.

Ofertas

Oferecer promoções ou ofertas para sua base de contatos também é uma excelente prática. As ofertas, principalmente as exclusivas fidelizam sua audiência estreitando seu relacionamento com seu público.

Aprendendo na web

Chat Online

Considere a possibilidade de manter um chat para contato com seus visitantes diretamente em seu site. Este recurso é bem simples e geralmente muito barato ou, por vezes, gratuito e possibilita uma interação em tempo real que pode ser muito valiosa para o seu negócio. Consulte seu desenvolvedor ou a agência responsável pelo seu projeto sobre como ter um chat em sua página na web.

Chat Bot

Um pouco diferente do recurso de chat passivo o Chat Bot é mais interativo e automatiza muito todo o processo de relacionamento com seus clientes em potencial. Através dessa interação que o chat bot oferece você pode entender o que exatamente seu cliente procura e ele não se limita somente ao seu website, pelo contrário, ele é mais utilizado em redes sociais como o Facebook ou Whatsapp.

Crie uma oferta irresistível, provoque interação e engajamento, promova captação de leads altamente segmentados com esse recurso.

Em grande parte das oportunidades o cliente está ali, procurando uma solução e só precisa ser estimulado para fechar negócio com sua Marca.

Produzindo Conteúdo para Blog

Todos esses recursos e ferramentas disponíveis na internet podem fazer toda a diferença em termos de performance para o seu negócio mas lembre-se de que de nada adianta você falar ou ofertar a sua solução o tempo inteiro se o seu público não tiver sido educado através de seus conteúdos o bastante para entender que a sua solução pode resolver o seu problema.

Sabemos que o mercado mudou. Não consumimos mais da mesma maneira. A Internet mudou nosso jeito de comprar. Antigamente perguntávamos aos nossos amigos sobre como tinha sido a experiência deles em adquirir determinado produto e dependendo do feedback decidíamos se aquilo iria servir ou não. Hoje além da opinião dos nossos conhecidos, colegas e amigos, todos nós pesquisamos muito.

O maior bem que a internet nos oferta é a informação, sobre quase tudo que buscamos.

Agora visualize o seguinte cenário e responda a uma pergunta simples:

Imagine que você decidiu estudar violão mas tem pouco, ou quase nenhum conhecimento sobre qual instrumento deve comprar.

Como já dissemos, você certamente vai recorrer ao seu circulo de amizades e escolher aquela pessoa que você sabe que entende do assunto e consultar a sua opinião.

Depois do conselho que você recebeu você certamente poderá recorrer as pesquisas para ter maiores detalhes sobre o produto.

Pesquisando você chega em alguns sites que oferecem o produto porém alguns tem informações detalhadas e específicas sobre para qual estágio de aprendizado cada instrumento é mais indicado, já outros se limitam a mostrar as opções e preços.

Agora responda qual seria a tendência de compra nesse caso. Comprar do site que apenas tem uma foto como o nome do produto e o preço, ou daquele que detalha as informações, material e forma mais indicada de utilização?

Quando falamos em educar seu público, é sobre isso que estamos falando. Esse tipo de exemplo se aplica a qualquer produto ou serviço.

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Debora Brito
Debora Brito
Consultora Digital
Jornalista,
Especialista Certificada em Gestão de Blogs Corporativos

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