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Blog com baixa performance

10 Dicas quentes que vão turbinar seu blog e otimizar seu tempo de produção de conteúdo

Uma das principais regras para conquistar uma audiência em qualquer projeto em formato de blog é a periodicidade em que você disponibiliza o conteúdo. A falta de atualização do blog certamente vai gerar uma perda de interesse do seu público.

Mas, muitos problemas podem acontecer no meio do caminho e deixar de gerar conteúdo novo para o seu projeto pode ser uma realidade inevitável. Se o seu blog está perdendo espaço por falta de atualização, saiba o que fazer para reverter esse processo e a forma certa de conseguir tempo para fazer novas postagens.

Atualizar mais vezes o seu blog

Falando assim parece ser muito simples atualizar com periodicidade um blog. Mas, muitas vezes quando começamos um projeto online o levamos em paralelo com uma profissão regular. Por isso, a escassez de tempo é comum e assim nascem falhas na periodicidade.

Planejamento

Para sanar esse problema o planejamento é essencial. Se você só puder escrever um texto mensal, que assim o faça. O importante mesmo é não deixar o seu público na mão. Criando esse ciclo de posts a sua audiência saberá quando acessar o seu site para ter material novo.

É lógico que o mais viável é ter uma atualização semanal, ou de preferência diária. Mas, se não puder fazer algo assim de inicio, estabeleça uma meta que consiga cumprir.

O importante é sempre ter conteúdo novo em seu projeto. Com o tempo os acessos voltarão e você poderá se dedicar mais ao blog com o dinheiro de anúncios ou programas de afiliados entrando em seu caixa.

Conteúdo factual

Se o seu blog falar sobre tecnologia, cursos, concursos, moda ou entretenimento é muito importante ter conteúdo factual. Esse tipo de assunto é aquele com prazo de validade, que tem interesse para a sua audiência somente até uma certa data.

Nesse caso, você precisa atualizar o seu blog diariamente. Além disso, é preciso ler noticias de fontes pertinentes ao assunto trabalhado no seu blog. Assim terá condição de produzir material novo, que seja interessante para o seu público.

Datas comemorativas

Algumas pautas como Páscoa, Natal, Ano Novo, Dia do Trabalhador e roupas para determinadas estações do ano podem ser antecipadas. Todo ano tem assunto relacionado a esses temas, por isso, uma forma de colocar o seu blog novamente na ativa e não perder mais posicionamentos nos buscadores é produzir conteúdo com esses temas.

Publique com antecedência cada conteúdo para ser um dos primeiros a tratar da pauta. Tente pesquisar no seu blog pautas similares que trabalhou em anos anteriores e que deram resultado. Repita o assunto atualizando para o ano atual.

Reverta a queda do seu blog com as redes sociais

Você deve estar cansado de saber que as redes sociais garantem para o seu projeto um excelente tráfego. Mas, quando o blog está obsoleto, sem nada de novo, fica até chato repetir compartilhamentos. O público que te segue no Facebook ou Instagram quer coisa nova, o tempo todo.

Por isso, assim que começar a publicar no blog conteúdo atualizado compartilhe com o seu público. Também tente criar pautas focadas para as redes sociais, que causam engajamento.

A participação da sua audiência é essencial. A cada compartilhamento, comentário e clique na notícia o seu blog sobe um ponto a mais nos parâmetros de otimização.

Além de audiência, as redes sociais podem te render ideias. Pesquisando em grupos de discussões você pode ver a necessidade do seu público, e com isso, gerar pautas que vão interessar de maneira mais abrangente as pessoas que consomem o seu conteúdo.

Atualização de blog

Contrate redatores ou uma Agência

Se você não tem tempo para escrever e gerar conteúdo novo para o seu blog, a melhor maneira de conseguir isso é contratando redatores ou uma Agência de Marketing de Conteúdo. Mas é necessário pesquisar bem, pois o profissional precisa saber usar técnicas de otimização em meio ao texto para que esse conteúdo ajude a retomar o espaço perdido do seu projeto.

Conteúdo exclusivo para o seu blog

Mais importante do que escrever artigos diariamente para o seu blog é o teor dessas publicações. O que acontece com muita frequência é a queda de posição do blog por causa de plágio.

Quando o dono do projeto não escreve para o blog e não toma o devido cuidado de checar o conteúdo comprado, corre um sério risco de ter problemas com duplicidade de conteúdo e ser penalizado pelos mecanismos de busca.

Por isso, se você contratar redatores, cheque diariamente os artigos publicados. Leia e use ferramentas antiplagio para detectar partes do texto que, eventualmente, estejam fielmente iguais a de outros artigos publicados.

Os Buscadores penalizam conteúdos que não são originais, isto é, de nada adianta ter publicações frequentes em seu blog se elas não aparecerão nas buscas, não é mesmo?

Antecipe suas pautas

Outro ponto essencial é sair na frente dos concorrentes. Por isso, tente antecipar a publicação do máximo de pautas que puder. Assim, quando o seu concorrente publicar o seu público já terá visto todas as informações que precisa referente ao assunto no seu blog.

Análise dos concorrentes

Para saber o que falta no seu blog para melhorar o posicionamento, comece olhando a concorrência. Leia as publicações de blogs que tratam do mesmo tema que o seu, cheque quais publicações estão melhor ranqueadas no Google desse seu concorrente e inspire-se.

Não copie os textos, apenas use como referência para criar algo similar, com um conteúdo inédito e relevante para a sua audiência. Mas é importante analisar quem atua no mesmo nicho de mercado que o seu para saber por onde começar a recuperar seus acessos.

Aprenda a administrar o tempo

Um dos motivos para a pausa na atualização do blog é a dificuldade de administrar o tempo. Como já debatemos conciliar o tempo é complicado, ainda mais quando você tem duas atividades (o que acontece com frequência com quem inicia um negócio online).

Por isso, crie um cronograma de trabalho no seu projeto. O essencial é dedicar pelo menos 2 horas do seu dia para o seu blog. É claro, que se puder ter uma dedicação maior o seu projeto vai render frutos antes do esperado.

E se mesmo depois de tantas dicas ainda ficaram lacunas a ser preenchidas, saiba que uma consultoria pode te ajudar.

Debora Brito
Debora Brito
Consultora Digital
Jornalista,
Especialista Certificada em Gestão de Blogs Corporativos

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