Facebook Twitter Linkedin  Google Plus Pinterest Whatsapp
Blog - Artigos

Blog - Artigos

Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

Escolhendo o Plano de Hospedagem

Sim, já vimos que para ter uma Presença Digital minimamente efetiva que represente sua Marca é necessário ter um site. Sabemos também que para ter um site ele precisa estar hospedado em um servidor de hospedagem. Acontece que para quem é leigo as opções de hospedagem web são muitas  e com variações de preços bem significativas e uma lista de termos técnicos sobre configurações de servidor que, sinceramente, só causam confusão.

Opções de planos gratuitos, gratuitos para teste por 30 dias, por R$9,90, por R$29,90, são bem comuns. Servidores compartilhados, servidores dedicados, VPS e muito mais...

Vamos tentar esclarecer alguns pontos:

Em primeiro lugar, como em quase todos os aspectos em um Projeto Digital, o objetivo é o mais importante. Então, qual o objetivo do seu projeto? Seguramente você não está empreendendo esforços, tempo e recursos financeiros por simples curiosidade, ou seja, você vislumbra algum tipo de retorno para o seu negócio.

É muito comum no princípio que as empresas optem por planos econômicos, levando em conta somente o aspecto financeiro na hora de optar por um plano de hospedagem. Mas esta seria a atitude correta?

Um plano econômico de hospedagem disponibiliza recursos e ferramentas bem modestas e limitadas para quem está contratando o serviço.

Pense da seguinte maneira:

Você está comprando um computador para a sua empresa que irá realizar determinadas tarefas. Obviamente você irá fazer a escolha por um tipo de máquina que ofereça recursos compatíveis com as tarefas que você pretende realizar, do contrário não faz sentido algum comprá-lo, correto?

Exatamente da mesma maneira devemos pensar quando optamos por um plano de hospedagem. Seu projeto será desenvolvido utilizando determinadas tecnologias e seu servidor precisa dar suporte a elas.

Outro aspecto é que seu projeto estará na web com objetivo de atrair visitantes e isso significa que irá consumir recursos no servidor onde estará hospedado. Tudo isso precisa ser levado em conta.

Normalmente as Marcas optam por planos de hospedagem econômicos por não terem segurança sobre os resultados que irão atingir com seus projetos. À medida que os acessos aumentam precisam mudar de plano, ou pior, migrar de servidor, o que normalmente é um processo extremamente traumático.

Aconselhamos que antes de contratar um servidor de hospedagem um planejamento minucioso seja feito levando em consideração seus objetivos por tudo que já foi dito.

É vital considerar os recursos que serão utilizados e ter uma previsão de acessos minimamente segura para evitar dores de cabeça, que certamente ocorrerão. Para projetos ativos com uma certa quantidade de acessos, ficar por algum tempo fora do ar, pode representar prejuízos financeiros irreparáveis.

Como dissemos, se você não tem segurança técnica para afirmar que o servidor que está contratando oferecerá todos os recursos necessários, o espaço em disco e suportará o tráfego planejado, é altamente recomendável o contato com um consultor da área, que possa lhe indicar o plano mais adequado.

Consulte a agência ou seu desenvolvedor responsável pelo projeto e solicite sua opinião técnica informando se o plano contratado irá suportar os recursos necessários.

Por todos os motivos que mencionamos nesse pequeno artigo, é que, aqui na Anylinks nós optamos por oferecer planos flexíveis de hospedagem de domínios. Isto significa que, quando você contrata um plano, qualquer que seja, além dos mais avançados recursos disponíveis em termos de tecnologia, você estará seguro de que seu projeto não ficará fora do ar por conta do excesso de utilização dos recursos. Garantimos a estabilidade mesmo que ocorram picos de tráfego não planejados, por exemplo. Sendo assim, seu site vai migrando de um plano para outro à medida que seu projeto vai escalando, tudo a seu tempo.

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário e solicite grátis o contato de um especialista:

Fique tranquilo. Nós também odiamos Spam.

Seus dados sempre estarão seguros, veja nossa Política de Privacidade

Materiais para Download

Materiais para Download

Baixe Grátis nossos Guias para Projetos Digitais...

Materiais de apoio para orientação em cada etapa de um Projeto Digital.

Se você está pensando em começar a elaborar o Projeto Web para sua Marca os materiais gratuitos abaixo podem lhe interessar:

Diagnóstico de Projeto

Avaliação

Blog/Site, Redes Sociais, SEO, Conteúdo, Marketing Digital.

Avaliação Grátis

Guia de Projeto - I

Website

Registro, Hospedagem, Desenvolvimento, SEO, Publicação.

Download Grátis

Guia de Projeto - II

Produção de Conteúdo

Palavras-chave, SEO, Revisão, Publicação, Métrica.

Download Grátis

Guia Campanha

E-Mail Marketing

10 Dicas de Estrutura, 5 Dicas de Disparo, Boas Práticas, Mensuração.

Download Grátis

Guia de Projeto - III

Redes Sociais

Guia completo para a sua Marca aproveitar todo o poder das Redes Sociais.

Download Grátis

Guia de Projeto - IV

Redes Sociais

Guia completo para a sua Marca aproveitar todo o poder das Redes Sociais.

Download Grátis

Mapa de Planejamento

Estratégia Digital

Mapa geral com todas as Etapas para Planejamento de Estratégias Digitais efetivas.

Download Grátis