Pode-se afirmar com segurança que uma das ferramentas mais importantes para obter sucesso em uma Jornada de Transformação Digital é o website. Ter um site bem planejado e elaborado pode sim fazer toda a diferença quando se pretende ter resultados em qualquer campanha de Marketing Digital. Além de ser uma das primeiras etapas na implementação da estratégia, o site oferece um grande retorno no que se refere a atração, relacionamento e nutrição de leads.

Em que pese todas as vantagens e a relevância de ter um site que represente uma marca ou negócio na internet expostas acima, é comum que por diversos fatores, um site mal planejado gere uma grande frustração para aquele que contrata o serviço de desenvolvimento do projeto.

Como em todo o planejamento é necessário que se observem alguns fatores importantes para o desenvolvimento de um site se você quiser ter sucesso. Nesse artigo vamos tentar elencar aqueles que consideramos vitais para um projeto bem sucedido.

Hospedagem do Domínio

Já falamos em outro artigo sobre a importância de alinhar a escolha do Servidor de Hospedagem ao tipo de projeto. Essa relação diz respeito não somente as tecnologias que serão necessárias como também está diretamente relacionada com os objetivos do projeto em si.

Entenda que o tratamento dado ao planejamento de uma loja virtual necessariamente é diferente daquele que deve ser considerado para um blog, por exemplo. Logo os recursos disponíveis no servidor de hospedagem precisam sim ser considerados, do contrário isso pode comprometer a performance do projeto.

Plataforma

A escolha da plataforma, apesar de estar intimamente relacionada com o que foi exposto no item anterior, vai um pouco mais além. Isso se deve ao fato de existirem tecnologias diferentes com mesmos fins disponíveis em grande quantidade.

Um exemplo que pode ilustrar bem esse fato é se você pretende ter um blog. A opção mais utilizada como plataforma é o Wordpress, sem dúvida.

O Wordpress é o CMS (Content Management System, ou Gerenciador de Conteúdo) mais utilizado mundialmente e oferece uma infinidade de recursos para que usuários com pouco, ou nenhum conhecimento de programação possam publicar posts e artigos em seus sites.

Como dissemos anteriormente o Wordpress está longe de ser a única opção nesse sentido e o argumento de ser o mais utilizado não determina que ele seja obrigatório.

Além do Wordpress existem opções como o Joomla que é o segundo colocado em número de usuários mundialmente e oferece mais segurança e um maior número de recursos de controle de usuários, permissões, é simples de customizar e suporta projetos mais robustos, tanto que por anos é considerado o melhor CMS do mercado por empresas especializadas.

Poderíamos ainda citar o Dupral que também suporta projetos de maior porte mas que por muitos é considerado menos amigável que os mencionados acima. Ainda existem muitos outros exemplos de CMS no mercado, porém o aspecto mais importante antes da tomada de decisão é considerar qual plataforma será mais compatível com o seu projeto.

Recomendamos sempre a figura do consultor nesses e em outros casos, já que é esse profissional que saberá identificar esses fatores com maior facilidade e elencar as vantagens de um em detrimento de outro.

Planejamento de Design

Design

É muito comum que quem contrata se preocupe em primeiro lugar com o Design de um site. Essa prática não está errada de modo algum. Veja que um bom design vai atrair mais visitantes fazendo com que ele se mantenha por mais tempo navegando em sua página e, além disso, irá transmitir boa parte da imagem que sua marca quer passar para o seu público.

Lógico que é sempre bom lembrar que um bom design não significa somente um bom visual. O design tem relação com a arquitetura e a experiência do seu usuário. O design envolve planejamento e uma infinidade de testes. É preciso que sejam avaliados alguns fatores para que se tenha um design considerado bom.

Branding

É absolutamente essencial que o design esteja diretamente relacionado com a Identidade de sua Marca. Lembre-se que o conceito de Branding está relacionado com a imagem que o seu público terá de suas soluções e de sua empresa, o que significa dizer que você precisa passar a mesma ideia no site que você deseja passar no restante do seu negócio. O site aqui é apenas um dos aspectos que irão reforçar o seu Branding e dessa forma ser a extensão da ideia a ser transmitida para o seu público.

Experiência do Usuário

Usabilidade

Esse fator diz respeito a experiência que seu projeto irá proporcionar a sua audiência. Normalmente isso significa que quanto mais simples de usar melhor a usabilidade e tem relação com a facilidade que o seu usuário necessariamente deverá ter ao acessar as informações que procura.

Escaneabilidade

Equivalente ao item anterior um site com boa escaneabilidade favorece a localização de informações. Significa que com uma rápida visualização seu usário saberá encontrar tudo que estava buscando com facilidade.

Design Responsivo (Responsividade)

Sabemos que a internet evoluiu muito e deixou de ser exclusividade dos computadores a muito tempo. Cada vez mais acessamos nossos dispositivos móveis (Tablets, Smartphones e etc).

Lógico que você não irá querer perder essa audiência. Nesse caso é vital que o site que está sendo desenvolvido se adapte e seja navegável em todos os dispositivos.

Esse aspecto já é inclusive considerado fator de ranqueamento para Mecanismos de busca que priorizam nas buscas sites responsivos.

E, aproveitando o “gancho” vamos para o próximo tópico

SEO

Então chegamos ao ponto onde equivale a dizer que de nada adianta ter um site em uma boa hospedagem, bem elaborado, 100% alinhado a Identidade Visual da sua empresa, se ninguém o encontrar.

Para que determinado site possa ser encontrado com facilidade é necessário que ele esteja adaptado de várias formas para que os mecanismos de busca possam oferecê-lo como opção para aquele que está pesquisando.

Mais uma vez citamos o profissional em consultoria digital que poderá fazer um checklist do que está funcionando ou não em seu projeto, sugerindo alterações e promovendo a chamada otimização de forma geral.

Não entraremos em muitos detalhes sobre as formas possíveis de otimizar seu site pois o foco aqui é entender de forma geral como é possível ter um site que se transforme em uma ferramenta útil para o seu Projeto Digital. Até porque os fatores de ranqueamento em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Buscadores) são mais de 200, segundo o próprio Google.

Tecnologias e Recursos (Ferramentas Digitais)

É muito importante que já na fase de planejamento de um site se consiga identificar quais as necessidades da sua audiência.

Disponibilizar recursos, ou ferramentas que possibilitem mais interatividade gera mais interesse e consequentemente maior número de acessos para o seu projeto. Por exemplo, se um usuário está buscando sobre como calcular a distância entre dois pontos turísticos em determinada cidade, para lugar um carro. Imagine agora que você tenha esse recurso no site da sua locadora, quantos acessos de possíveis clientes você estaria captando?

Outro exemplo seria uma ferramenta que pudesse identificar a bike mais compatível com seu peso e altura numa loja virtual de artigos para ciclistas.

Veja que dependendo do seu ramo de atividade as opções são muitas e muito úteis na captação de audiência para o seu projeto. Se houver empatia e planejamento certamente isso irá interferir diretamente no sucesso de seu site.

Além dos fatores que mencionamos nesse artigo existem ainda muitos outros que poderíamos citar, mas o mais importante é que você não perca de vista a importância de fazer um bom planejamento prevendo possíveis mudanças de objetivos e prováveis transtornos que sempre afetam o desempenho e a performance de um projeto web.

Equivale a dizer que, como em qualquer projeto, sempre ocorrerão problemas e cabe a quem está empreendendo minimizar ao máximo as chances de ter prejuízos financeiros e consequente retrabalho.

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital
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